Chegamos hoje a 96 anos da SMCC

1 dez, 2021 | Notícias

Nossa sociedade completa hoje 96 anos de fundação. Quando a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas foi criada, em 1º de dezembro de 1925, a cidade estava se recuperando de duas pandemias, da febre amarela e da gripe espanhola. Foram décadas desafiadoras, que exigiram muitas mudanças e crescimento da nossa rede de saúde, inclusive com a inauguração de novos hospitais.

Este cenário, que uniu a Medicina Preventiva e Curativa, foi decisivo para a criação de uma instituição que congregasse profissionais para superar os muitos desafios de saúde que ainda existiam. Quem diria que, próximo ao centenário de nossa instituição, estaríamos passando por uma nova pandemia, não é mesmo?

Mas hoje, não quero falar dos desafios dessa nova pandemia para a classe médica e para toda a população. Esses desafios já são amplamente conhecidos por todos nós e, felizmente, a maioria deles foi superada graças ao empenho de cada um, que ao se juntar de tantos outros, criou uma “força-tarefa” contra a covid-19.

Neste dia festivo, eu quero falar mesmo sobre a união da nossa categoria, que foi a sementinha para a fundação da nossa sociedade quase 100 anos atrás. Sabemos que a rotina, muitas vezes, nos consome. Não é raro vivermos no nosso mundo, trabalhando horas a fio, sem perceber o que está acontecendo à nossa volta, com os nossos colegas de profissão.

Mas a medicina exige essa união. Juntos, nos ajudando, sempre conseguiremos ir mais longe. E graças ao esforço de muitos ao longo desses anos, aquele propósito lá atrás continua atual e sendo a essência do lindo trabalho que essa sociedade vem fazendo há tanto tempo.

Conseguimos nos unir em grandes ações. Só para citar as mais recentes, temos os Fóruns Covid-19, em que trocamos experiências, tomamos decisões, articulamos ações, nos amparamos. Sem dúvida, vimos a força que a união faz. Também temos o Dia D de Doação, que reuniu diferentes faculdades de medicina, futuros médicos e médicos experientes, com o único objetivo de promover o bem. Mais vez, juntos fomos mais fortes.

Hoje, temos uma sociedade que respeita suas origens, como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido há tantos anos, mas adapta-se ao presente, vislumbra e planeja o futuro. Para nós, é motivo de muito orgulho ter, em nossa base de associados, profissionais que já contribuíram para a medicina e outros que, temos certeza, ainda vão contribuir. É uma troca constante de experiência e entusiasmo e, assim, sempre aprendemos uns com os outros, independentemente da idade.

Enfim, meu recado neste dia é para que a gente nunca perca esse espírito de equipe, nunca deixe de se ajudar e de estender a mão a um colega. Que a gente entenda que uma categoria unida pode muito mais. Foi por acreditar nisso, que criamos essa instituição e a preservamos por quase uma década. Essa é a nossa essência!

Então, quero desejar os parabéns a todos que, de alguma maneira, fazem parte dessa história, cheia de desafios e conquistas. Começamos pequenos, quando 40 profissionais, que correspondiam quase à totalidade de médicos que trabalhavam na cidade na época, se reuniram e decidiram fundar a SMCC, mas crescemos e continuamos crescendo. Hoje, somos milhares de associados e um número ainda maior de profissionais atuando em Campinas.

Que alegria testemunhar e participar dessa evolução na área de saúde em uma cidade que é referência pela qualidade dos serviços prestados e pela qualificação de seus profissionais. Sim, vocês merecem todo esse reconhecimento. Parabéns! Que os próximos 96 anos de história sejam marcados por tanto crescimento quanto os últimos.

Dra Fátima Bastos – presidente SMCC

Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This