Evento, organizado pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, será realizado no dia 27/04 e recebe o apoio do Grupo SOnHe
A sobrevida no tratamento do câncer de fígado é um dos grandes desafios enfrentados por médicos e pacientes. O chamado carcinoma hepatocelular, também conhecido como CHC, é um tipo de câncer bastante agressivo, sendo a terceira maior causa de morte no mundo. Geralmente, os sintomas aparecem quando o tumor está em fase avançada.
“O rastreio da doença nem sempre é feito de forma adequada nos pacientes com cirrose, o que dificulta ainda mais o tratamento”, explica André Sasse, coordenador do Departamento Científico de Cancerologia da SMCC e CEO do Grupo SOnHe. A imunoterapia, realizada quando a cirurgia não é viável, tem apresentado resultados positivos e a expectativa é que ainda esse ano seja aprovada uma nova opção de tratamento, combinada à imunoterapia.
Redefinir a jornada do paciente com câncer de fígado é o objetivo da Jornada Científica 2023, organizada pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, que recebe o apoio do Grupo SOnHe. O evento, marcado para o dia 27 de abril, às 19h15, na sede social da SMCC, tem como objetivo discutir questões ligadas ao rastreamento, diagnóstico e tratamento desse tipo de câncer, que representa 5% de todos os tumores registrados no mundo. FAÇA A SUA INSCRIÇÃO NESTE LINK.
O câncer de fígado é o 5º mais frequente entre os homens e o 7º entre as mulheres. No Brasil, a incidência desse tumor é pequena, mas está concentrada nas regiões Sul e Sudeste. Os principais fatores de risco estão ligados à infecção pelo vírus das Hepatites B e C, à cirrose provocada pelo consumo excessivo de álcool e o acúmulo de gordura no fígado. Em Campinas, esse tipo de câncer representa 3,2% das ocorrências registradas na população masculina.
Um dos pontos que a Jornada Científica pretende abordar está relacionado ao tratamento do CHC. David Cunha, oncologista que lidera o evento e 2º secretário do Departamento Científico de Cancerologia da SMCC, explica que os avanços recentes no rastreio, diagnóstico e tratamento do câncer de fígado são fundamentais para garantir mais confiança aos pacientes. “Um exemplo disso é o tratamento com radioembolização, voltado para os pacientes com tumor restrito ao fígado, sem possibilidade de cirurgia foi incluído no ano passado no rol da ANS”, reforça Cunha.
Serviço:
Agressivo e desafiador: câncer de fígado é tema da Jornada Científica 2023
Data: 27/04/23
Horário: 19h15
Local: SMCC – Rua Delfino Cintra, 63 – Centro – Campinas/SP