Campinas perde dois grandes nomes da Medicina

24 mar, 2022 | Notícias

Dr. Mário Costa Couto e Dr. Celso Queiroz Guimarães faleceram dia 21 de março

A SMCC lamenta profundamente a perda de dois grandes médicos, que faleceram na última segunda-feira, dia 21 de março. O Dr. Mário Costa Couto, cirurgião geral, que teve uma importante trajetória na Santa Casa de Campinas/Hospital Irmãos Penteado, e o Dr. Celso Queiroz Guimarães, que além da carreira como otorrinolaringologista, foi presidente da Unimed Campinas por dois mandatos consecutivos.

Os dois renomados médicos deixaram um grande legado e, por essa importante contribuição à medicina, já receberam o Prêmio Paes Leme, criado em 2000 pela SMCC, para homenagear instituições e pessoas que se destacam por suas contribuições para o bem-estar social ou para o exercício livre e ético da medicina em Campinas. O primeiro a receber o Prêmio foi o Dr. Guimarães, em 2009. No ano seguinte, foi a vez do Dr. Couto.

Campineiro, Dr. Guimaraes, que estava com 91 anos, se formou na Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro e depois regressou para Campinas. Foi um dos sócios-fundadores da Unimed Campinas, e presidiu a instituição nas gestões de 1977 e 1979, marcadas pela modernização administrativa da cooperativa e avanços substantivos na tecnologia de informação, que permitiram muitas conquistas posteriores.

Dr. Guimarães também foi vice-presidente da Unimed do Brasil e ocupou várias diretorias da Unimed do Estado de São Paulo. Foi, ainda, presidente do Sindicato dos Médicos de Campinas e Região, participou da diretoria do Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo e também da diretoria da SMCC na década de 70, quando, inclusive, foi lançada a pedra fundamental da nova sede.

Seu genro, Dr. Antonio Lemos Gomes de Souza, casado com a Dra. Cecília Queiroz Guimarães Gomes de Souza, o descreve como uma pessoa humilde, agregadora, amiga e solidária. “Ele exerceu várias atividades político associativas, sempre valorizando os direitos e deveres do profissional médico. Dr. Celso era assim. Ajudou-me a conjugar os verbos sempre na primeira pessoa do plural, valorizando o nós, e nunca o eu. Para ele, onde quer que esteja, eu digo: meu sogro, meu segundo pai, a morte não finda o viver, pois somos feitos de ressurreições e eternidade”, diz Dr. Souza.

Aos 90 anos, Dr. Mário Costa Couto ainda era associado à SMCC. Ele dedicou grande parte de sua carreira à Santa Casa de Campinas/Hospital Irmãos Penteados, onde trabalhou por quase 60 anos e chegou a ser diretor clínico. Em reconhecimento à sua brilhante atuação como cirurgião da instituição, recebeu uma importante homenagem, sendo escolhido para dar nome ao centro cirúrgico, reformado em 20 de outubro de 2016, que passou a se chamar “Centro Cirúrgico Irmão Dr. Mário Costa Couto”.

Penúltimo médico interno da Santa Casa, Dr. Mário era de Avaré (SP) e se formou em 1959 na Universidade Federal do Paraná. Uma série de coincidências, além do nome, fez nascer uma grande amizade entre Dr. Mário Costa Couto e o Dr. Mário Name.

Dr. Name também se formou no Paraná, em 1964, mas só conheceu o colega de profissão quando veio para Campinas, como último médico interno da Santa Casa, onde, posteriormente, também foi diretor clínico. A proximidade profissional fez nascer uma grande amizade, tanto que Dr. Couto foi padrinho de casamento do Dr. Name. “Se não fosse ele, eu não seria nada. É difícil definir uma pessoa que você vê como um semideus. Muito competente, do ponto de vista profissional, e muito humano, do ponto de vista pessoal”, define Dr. Name.

Neste momento tão difícil, a SMCC se solidariza com a famílias e os amigos desses dois importantes nomes da nossa medicina e presta sua homenagem e reconhecimento.

Notícias Recentes

Share This