CAMINHADA NO TAQUARAL ALERTA PARA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

17 set, 2018 | Notícias


Dezenas de pessoas participaram na manha do último domingo, na Lagoa Taquaral, de uma caminhada promovida pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), para conscientização da prevenção ao suicídio.

A atividade teve inicio às 9h, com a concentração dos caminhantes no portão 1 da Lagoa do Taquaral. Na sequência, os participantes acompanharam um FlashMob, organizado pelo coreógrafo Daniel Darbello do Barracão da Dança, e encerraram a caminhada na praça Arautos da Paz, que teve como principal objetivo unir todos os envolvidos em uma única direção, a da prevenção.

“A ideia da caminhada é promover a mobilização da sociedade em torno do tema suicídio e despertar a reflexão de que isso pode atingir qualquer pessoa”, afirma Dr.Eduardo Teixeira, psiquiatra e um dos coordenadores do Setembro Amarelo, promovido pela SMCC.

A presidente da SMCC, Dra Fátima Bastos, comemorou a iniciativa é anunciou a Campanha como integrante do calendário oficial de eventos da Sociedade. “Já estamos programando para o ano que vem repetir a campanha. Faz parte do nosso objetivo manter campanhas tão importantes como esta; de prevenção ao suicídio. Tanto que ampliaremos assim como temos feito com os mutirões de saúde”.

Patrícia de Barros é enfermeira, perdeu um parente em razão do suicídio e destaca a importância de derrubar o tabu que existe em torno do assunto. “Tive uma experiência na minha família e estou hoje aqui por ele e por todos que precisam. Que as pessoas tomem consciência. Nós precisamos falar sobre suicídio”.                                            

A caminhada foi a última das ações promovidas pela Entidade alusivas à campanha do Setembro Amarelo, que entrou, definitivamente, para o calendário de eventos de Campinas.

“É uma alegria muito grande para a SMCC contar com a participação de muitas pessoas nesse momento que sela o encerramento da semana comemorativa do Setembro Amarelo, que trabalha a prevenção do suicídio e é sempre um tema muito importante a ser discutido”, conclui a Diretora de Eventos da SMCC, Dra. Carmen Sylvia Ribeiro.

A programação do Setembro Amarelo foi idealizada pelo Departamento de Psiquiatria da SMCC, em parceria com os Departamentos de Eventos e de Comunicação da entidade, conta com a colaboração de médicos e funcionários, além de importantes parceiros como a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), PUC-Campinas, Liga de Psiquiatria e Saúde Mental da UNICAMP, da Prefeitura de Campinas e Cia Segredos de Teatro, além de contar com o patrocínio da Unimed Campinas. 


Notícias Recentes

SMCC promove evento sobre assédio no ambiente de saúde

SMCC promove evento sobre assédio no ambiente de saúde

Encontro será no dia 20 de junho para profissionais da área de saúde A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) realizará no próximo dia 20 de junho, das 19h às 21h, um evento importante para profissionais de saúde: "Assédio no ambiente de saúde: como...