CAMINHADA NO TAQUARAL ALERTA PARA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

17 set, 2018 | Notícias


Dezenas de pessoas participaram na manha do último domingo, na Lagoa Taquaral, de uma caminhada promovida pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), para conscientização da prevenção ao suicídio.

A atividade teve inicio às 9h, com a concentração dos caminhantes no portão 1 da Lagoa do Taquaral. Na sequência, os participantes acompanharam um FlashMob, organizado pelo coreógrafo Daniel Darbello do Barracão da Dança, e encerraram a caminhada na praça Arautos da Paz, que teve como principal objetivo unir todos os envolvidos em uma única direção, a da prevenção.

“A ideia da caminhada é promover a mobilização da sociedade em torno do tema suicídio e despertar a reflexão de que isso pode atingir qualquer pessoa”, afirma Dr.Eduardo Teixeira, psiquiatra e um dos coordenadores do Setembro Amarelo, promovido pela SMCC.

A presidente da SMCC, Dra Fátima Bastos, comemorou a iniciativa é anunciou a Campanha como integrante do calendário oficial de eventos da Sociedade. “Já estamos programando para o ano que vem repetir a campanha. Faz parte do nosso objetivo manter campanhas tão importantes como esta; de prevenção ao suicídio. Tanto que ampliaremos assim como temos feito com os mutirões de saúde”.

Patrícia de Barros é enfermeira, perdeu um parente em razão do suicídio e destaca a importância de derrubar o tabu que existe em torno do assunto. “Tive uma experiência na minha família e estou hoje aqui por ele e por todos que precisam. Que as pessoas tomem consciência. Nós precisamos falar sobre suicídio”.                                            

A caminhada foi a última das ações promovidas pela Entidade alusivas à campanha do Setembro Amarelo, que entrou, definitivamente, para o calendário de eventos de Campinas.

“É uma alegria muito grande para a SMCC contar com a participação de muitas pessoas nesse momento que sela o encerramento da semana comemorativa do Setembro Amarelo, que trabalha a prevenção do suicídio e é sempre um tema muito importante a ser discutido”, conclui a Diretora de Eventos da SMCC, Dra. Carmen Sylvia Ribeiro.

A programação do Setembro Amarelo foi idealizada pelo Departamento de Psiquiatria da SMCC, em parceria com os Departamentos de Eventos e de Comunicação da entidade, conta com a colaboração de médicos e funcionários, além de importantes parceiros como a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), PUC-Campinas, Liga de Psiquiatria e Saúde Mental da UNICAMP, da Prefeitura de Campinas e Cia Segredos de Teatro, além de contar com o patrocínio da Unimed Campinas. 


Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This