Área da saúde se mobiliza contra “rolezinho de motos” e cria #rolezinhomata

27 jul, 2023 | Notícias

Objetivo é alertar a população e autoridades sobre a prática que contribui para a dura estatística de motociclistas serem 47% das vítimas de trânsito em Campinas

Após a sobrecarga de diversos hospitais que atenderam o grande número de vítimas causadas pelo “Rolezinho” de motociclistas que ocorreu no último sábado (22/07), em Campinas, que deixou cerca de 30 vítimas e causou três mortes, o setor da Saúde decidiu se mobilizar para alertar a população e autoridades sobre a prática e a importância da prevenção de ocorrências de trânsito.

O primeiro encontro foi realizado hoje (27/07) na sede da SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas), onde foi lançada a #rolezinhomata, com o objetivo de chamar a atenção para o problema, principalmente nas redes sociais, que são o meio utilizado para agendar encontros como o de sábado.

A reunião contou com a presença de representantes do Hospital de Clínicas da Unicamp, do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), das Ligas de Cirurgia do Trauma da Unicamp e da Puc Campinas, do ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária) e da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas).

Durante o evento, a EMDEC apresentou números preocupantes: os motociclistas representam 47% das vítimas de trânsito em Campinas, embora a frota corresponda a apenas 16% do total de veículos da cidade. Dos mortos por acidentes com motos no município, 45% tinham entre 18 e 27 anos.

As reuniões do grupo devem acontecer de forma periódica a partir de agora, para que novas ações sejam lançadas com regularidade.

Organizador do evento, o cirurgião Dr. Gustavo Fraga, membro do Comitê Científico de Cirurgia do Trauma da SMCC e chefe da Cirurgia do Trauma da Unicamp, destacou a importância da prevenção. “Não podemos admitir mais rolezinho em Campinas ou em qualquer outra cidade do País. O sistema de saúde pública da cidade quase entrou em colapso. E quando você atende um grande número de vítimas de ocorrências de trânsito, que podem ser prevenidas, acaba deixando de atender outras doenças, como o câncer”, destaca o médico.

Ele reforçou a importância de ações conjuntas e recorrentes. “Para nós, da Saúde, é muito difícil comunicar a morte de uma pessoa à sua família. E tão difícil quanto isso é falar aos pais que seu jovem filho ficou tetraplégico. O jovem tem de perceber que um evento desse é extremamente perigoso, é como brincar de roleta-russa. O trauma é uma doença, que pode ser prevenida em quase 100% dos casos. A população precisa se conscientizar disso”, afirma.

“Hoje, nós plantamos uma sementinha aqui (na SMCC). Esta é a primeira de muitas reuniões. Vamos espalhar a #rolezinhomata para conscientizar as pessoas do quanto isso é perigoso”, comenta o médico.

O presidente EMDEC, Vinícius Riverete, falou das ações de prevenção desenvolvidas pelo poder público e também reforçou a importância de ações educativas e de prevenção. “É um trabalho contínuo, que não pode parar. Essa agenda que está acontecendo hoje não pode parar, tem de ter todo mês”, diz.

Representante do ONSV, Daniela Gurgel, destacou a importância da conscientização individual. “A gente precisa colocar a mão na consciência. A gente precisa cobrar de quem está do nosso lado que faça o que é certo. Não dá pra gente ir para o churrasco com o amigo, vê o cara “encher a cara” do nosso lado o dia inteiro, daí pegar a chave do carro, ir embora no final do dia, e a gente não falar nada para ele”, alerta.

Notícias Recentes

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

No dia 17 de abril de 2024, nós fomos surpreendidos por uma decisão UNILATERAL do governo federal, que mudou drasticamente as regras da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica). Através do decreto 11.999, sem nenhum conhecimento ou consulta prévia feita às...

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This