O Departamento Científico de Patologia Clínica da SMCC conseguiu, através de uma mobilização junto aos principais laboratórios de Campinas, uma proposta para reduzir o tempo de espera para os resultados e adicionar mais uma opção de teste para a cidade.
O Coordenador do Departamento, Dr. Alex Galoro, contatou os sete laboratórios privados com maior demanda na cidade. O prazo normal para resultado do teste tipo Rt-PCR até este momento estava entre 02 a 05 dias úteis, o que demorava a identificação dos doentes e decisão pelo isolamento deste e de contactuantes. Agora, após a mobilização, os laboratórios estão anunciando de 01 a 04 dias úteis para a liberação do resultado nos casos mais urgentes.
Para o médico, se tratando da rotina de Rt-PCR são prazos de entrega viáveis e melhores, apesar de não ser o ideal.
A garantia é de que vão ser mantidas as testagens diárias e, a partir de agora, os casos de urgência poderão ser priorizados a partir do comunicado direto do próprio médico solicitante com o laboratório. Até então o protocolo instituía encaminhamento exclusivo pela rede.
Foi anunciada também a disponibilidade para daqui uma ou duas semanas de um kit de teste rápido para detecção de antígenos do coronavírus. Assim como já existe um teste rápido para antígeno da dengue, agora haverá para Covid-19. O exame depende de uma carga viral grande para dar o resultado, mas, para Dr. Alex, é mais uma opção que pode servir para um diagnóstico mais rápido para detectar sintomáticos e contactuantes, isolar e conter contaminação.
O Departamento de Patologia Clínica da SMCC em parceria com a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica – ABRAMED e a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica também intercedeu junto ao Ministério da Saúde e Anvisa para pressionar pela agilidade da entrega dos materiais e insumos para os exames.