Time UniEduK venceu pela 3ª vez a gincana do ‘Dia D de Doação’ envolvendo quatro faculdades de medicina da região
A SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas) promoveu a 3ª edição do ‘Dia D de Doação’ neste sábado (23) e arrecadou mais de 2 toneladas de alimentos, 3.733 peças de roupas e calçados, 158 itens de higiene e 56 bolsas de sangue.
Conhecida como Gincana do Bem, a ação contou com a participação de quatro Faculdades de Medicina da região organizadas em times (Grupo UniEduK, São Leopoldo Mandic, Puc Campinas e Unicamp).
O Time UniEduK foi o grande vencedor (73.730 pontos) e consagrou-se tri-campeão da gincana. Em 2º lugar, ficou o time São Leopoldo Mandic (4.654 pontos); em 3º, o time Puc Campinas (4.597 pontos) e, em 4º lugar, o time Unicamp (3.160 pontos).
Os alimentos e produtos de higiene serão destinados a diversas entidades assistenciais por intermédio da Fundação FEAC (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas). As roupas e casacos vão para a Campanha do Agasalho da Prefeitura de Campinas. E as bolsas de sangue foram coletadas pelo Hemocentro de Campinas, responsável pelo abastecimento das unidades hospitalares da região. Cada uma das 56 bolsas de sangue pode salvar até 4 vidas.
A acadêmica do 4º ano de Medicina do Grupo UniEduK, Gabriela Jorge El Rassi, que também é coordenadora do Departamento Acadêmico da SMM, explica que os resultados da sua faculdade são tão positivos (tricampeã do Dia D de Doação) porque o trabalho começa cedo. “A Campanha do Dia D começa muito antes do evento. Nós, da UniEduK, concomitantemente à instituição, buscamos sempre nos organizar antecipadamente. Colocamos pontos de doações estrategicamente na cidade e na faculdade para arrecadar o máximo possível”, conta.
A ação, segundo ela, envolve estudantes de vários cursos. “Buscamos conscientizar não somente os alunos da Medicina do Grupo UniEduK acerca da doação de alimentos, roupas, itens de higiene e, principalmente, em relação à doação de sangue, conscientizando a população a doar e fazer a diferença na vida de outras pessoas” destaca.
Os resultados do ‘Dia D de Doação’ da SMCC vão muito além do dia em que a ação é realizada. “Essa campanha, que começou em 2021, tem alguns objetivos: além de ajudar famílias e instituições que atendem pessoas carentes da nossa cidade, queremos plantar nos acadêmicos de medicina a semente do amor ao próximo, da empatia e solidariedade, que são princípios da nossa profissão. Isso é muito interessante. Para se ter uma ideia, das 56 bolsas de sangue doadas, 55 foram de pessoas que doaram pela primeira vez. Esperamos que se tornem doadores regulares porque plantamos essa semente neles. Sem dúvida, essa ação é feita em um dia, mas temos certeza de que os resultados serão coletados por muitos anos”, explica o organizador da ação e vice-presidente da SMCC, Dr. Marcelo Amade Camargo.
Somadas, as três edições do Dia D de Doação da SMCC (2021, 2022 e 2023) doaramais de 14 mil peças de roupa, cobertores e calçados, 2.800 EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para uso nas unidades de saúde; mais de 10 toneladas de alimentos e produtos de higiene e coletou, ainda, mais de 160 bolsas de sangue.