Ação da SMCC conscientiza 100 motociclistas sobre prevenção do trauma no trânsito

18 maio, 2022 | Notícias

Eles também receberam brindes e aprenderam os primeiros-socorros em caso de ocorrências no trânsito

O primeiro MotoCheck-Up de 2022, que aconteceu ontem, atendeu cerca de 100 motociclistas na sede social da SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas). Como parte da programação das comemorações do Maio Amarelo, com foco em prevenção ao trauma no trânsito, a ação ensinou como eles devem agir se presenciarem uma ocorrência de trânsito e distribuiu brindes, além de sortear dois capacetes e um par de luvas.

Durante o evento, agentes da EMDEC (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) faziam a abordagem na rua e convidavam os motociclistas para participarem da ação. Logo na entrada, eles eram recepcionados por acadêmicos da Liga de Cirurgia do Trauma da Unicamp (Universidade de Campinas), que orientavam sobre como agir em uma ocorrência de trânsito (como chamar ajuda, como garantir a própria segurança no local até a chegada do socorro, o que fazer com a vítima, etc.). Logo na sequência, recebiam instruções de como fazer a RCP (Reanimação Cardiorrespiratória) e testavam este conhecimento na prática, em manequins disponíveis no local.

A ação era finalizada com a entrega de brindes disponibilizados pela Concessionária Colinas: material informativo, adesivo refletivo para capacete, antena corta pipa e lâmpada de lanterna traseira.

“Toda a ação demorava em torno de 10 minutos. Os motociclistas foram muito receptivos e se mostraram conscientes em relação à importância de trabalharmos a prevenção de traumas no trânsito. Eles estão o dia todo nas ruas, sujeitos a serem vítimas de uma ocorrência de trânsito e também a presenciarem alguma. Ter alguém por perto preparado para os primeiros-socorros pode ser decisivo entre a vida e a morte. Ficamos muito satisfeitos com o resultado”, explica o coordenador da ação e do Comitê Científico de Cirurgia do Trauma da SMCC, Dr. Thiago Calderan.

Motoboy há oito anos, Felipe Braga Spósito participou da ação e disse que aprendeu coisas novas, como a RCP. “Eu não tinha nem noção de como fazer. Hoje já dá para ensinar alguém, não deixar a pessoa morrer. Os primeiros-socorros são essenciais para não perder uma vida”, comenta. Ele também aprendeu a como chamar socorro. “Se não tiver ninguém próximo, eu mesmo ligo para o SAMU. E se tiver alguém próximo, eu peço para ligar para o SAMU e já vou fazendo os primeiros-socorros”, diz.

Diferentemente de Felipe, o motoboy Alessandro Russo Ramos, na profissão há três anos, disse que já havia aprendido manobras de RCP na escola, muitos anos atrás, mas que foi importante relembrar as instruções. “Eu achei legal. A gente vai relembrando. Conforme vai passando o tempo, algumas coisas mudam. A gente é muito carente dessas coisas (ações que ensinam primeiros-socorros). Se não explicar para as pessoas como funciona, às vezes, você não pode salvar uma vida”, diz.

Resultado do sorteio

Ao final da ação, foram feitos dois sorteios. Felipe Boto Silva ganhou um capacete. Carlos Clemente ganhou um capacete e um par de luvas. Eles têm até 31 de maio para retirar os brindes na sede da SMCC, em horário comercial.

Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This