Abril Verde: SMCC produz vídeo de conscientização sobre acidentes de trabalho

18 abr, 2022 | Notícias

No Brasil, uma pessoa morre de acidente de trabalho a cada 3h40

O Brasil registra uma morte por acidente de trabalho a cada 3h40. E um acidente de trabalho a cada 49 segundos, segundo dados do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho. Os números são referentes apenas aos casos notificados pela CAT (Comunicação dos Acidentes de Trabalho). Neste mês, a campanha Abril Verde chama atenção para o problema e quer conscientizar a população sobre a importância da prevenção. Este é o tema de mais um vídeo (confira o LINK) sobre saúde produzido pela SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas).

Em nosso País, existem três grupos de acidentes de trabalho. Os acidentes de trabalho propriamente ditos, que são aqueles que acontecem no ambiente de trabalho, como a perda de um membro, queda, perda auditiva, etc; os acidentes de trajeto, também conhecidos como acidentes de percurso, que são aqueles que acontecem no transporte da casa para o trabalho ou do trabalho para a casa; e as doenças ocupacionais, como tendinite, LER (Lesão por Esforço Repetitivo), DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), bursites e lombalgias, entre outros, desde que comprovadamente relacionadas ao trabalho.

De acordo com o médico do trabalho Dr. João Hobeika, as empresas devem ter uma equipe de profissionais de saúde que implanta medidas para minimizar os riscos de acidentes de trabalho, mas o papel do funcionário é fundamental no processo de segurança.

O trabalhador deve orientar a equipe e comunicar qualquer sintoma que esteja sentindo relacionado ao trabalho. “Para a gente poder otimizar as medidas de prevenção à saúde”, explica o médico, que também faz um alerta. “Use os EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual) que são extremamente necessários para assegurar a sua saúde”, afirma.

 

 

Notícias Recentes

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

No dia 17 de abril de 2024, nós fomos surpreendidos por uma decisão UNILATERAL do governo federal, que mudou drasticamente as regras da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica). Através do decreto 11.999, sem nenhum conhecimento ou consulta prévia feita às...