Abertura da Semana de Prevenção ao Suicídio é um sucesso; programação de palestras vai até a próxima sexta-feira

19 set, 2022 | Notícias

Evento, que aconteceu ontem pela manhã na Praça Arautos da Paz, foi o primeiro de vários que serão realizados nesta semana

A abertura da Semana de Prevenção ao Suicídio da SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas), que aconteceu ontem pela manhã na Praça Arautos da Paz, foi um sucesso. Cerca de 120 pessoas participaram diretamente da ação, que contou musicoterapia, meditação e conscientização sobre o tema, que que é tão delicado e merece tanta atenção. A programação da Semana continua entre hoje e sexta-feira, com palestras online até o dia 22 e presencial no dia 23. Para participar, é preciso fazer a inscrição gratuita no link https://smcc.org.br/comercial/agenda-de-cursos-e-eventos-cientificos/.

O objetivo da abertura para o público, segundo a organizadora do evento, a Dra Carmen Sylvia Ribeiro, psiquiatra e membro do Comitê Permanente de Prevenção ao Suicídio, é conectar profissionais de saúde e pessoas de diferentes instituições. Além da equipe da SMCC, participaram representantes do CVV (Centro de Valorização à Vida) e alunos da Liga de Espiritualidade e Saúde da Faculdade São Leopoldo Mandic e da Liga de Psiquiatria da Puc Campinas. “Todos reunidos em prol da questão da valorização da vida e da importância de estarmos fortemente conectados para sermos sensíveis a esta causa”, destaca Dra Carmen.

Para ela, o evento foi um sucesso. “A comunidade demonstrou uma grande abertura e interesse à participação. Recebemos apoio de jovens esportistas que estavam circulando pela praça e de idosos que caminhavam pelo local. Juntou-se a nós uma instituição de deficientes auditivos que participaram da vivência através de seus tradutores em libras. Foi um momento marcante e uma vivência comovente para todos”, avalia. A vivência foi conduzida por Diogo Camargo, musicoterapeuta, e Ana Taglianetti, musicista, ambos professores de Yoga.

A psiquiatra destaca que, para haver conscientização, é importante ser atuante e divulgar informações científicas relevantes, a exemplo das conferências que serão realizadas ao longo da semana para sensibilizar profissionais e a população em geral sobre os fatores de risco. “É preciso agir interconectando diversas instituições de saúde, educação, esporte para aumentarem a sua escuta para esta temática e, assim, diminuir a estigmatização do tratamento e também das patologias emocionais”, reforça.

A estudante de psicologia Luiza Eduarda Miranda participou do evento e contou que faz tratamento para a depressão desde os 14 anos, com terapia, mas como o diagnóstico demorou para ser feito, ela iniciou o tratamento medicamentoso apenas aos 18 anos. “Eu tive uma crise forte aos 19 anos e eu senti muito isso. Tive uma necessidade muito grande de me reconectar com a vida”, lembra. Ela diz que demorou para entender que tinha depressão e que o tratamento a ajudou muito.

Confira a programação completa:

Semana de Prevenção ao Suicídio SMCC

19/09 – 20h

Live: “Estratégias preventivas no âmbito da Educação e comunidades vulneráveis”.

Profª Drª Tatiana Slonczewski – psicóloga docente extensionista da PUC-Campinas.

Anfitrião: Dr. Osmar Della Torre – psiquiatra Infantil e coordenador do Departamento Científico de Psiquiatria da SMCC.

20/09 – 20h

Live: “Transtornos psiquiátricos da mulher e vulnerabilidade suicida”.

Prof Dr Joel Rennó Jr. – psiquiatra coordenador do Pró Mulher IPQ-USP e fundador da International Association for Women’s Mental Health (IAWMH) ”

Anfitriões: Dra Fátima M.F. Bastos, geriatra e presidente da SMCC; Dr Osmar Della Torre, psiquiatra Infantil e coordenador do Departamento Científico de Psiquiatria da SMCC; Dra Carmen Sylvia Ribeiro. Psiquiatra, 1ª secretária do Departamento Científico de Psiquiatria da SMCC.

21/09- 20h

Live: “Desregulação emocional e risco de comportamento autolesivo e suicida”

Dra Ana Rosa Silveira Cavalcanti – psiquiatra da infância e adolescência pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), terapeuta comportamental dialética e sócia-fundadora da DBT Campinas.

Alexandre Portaro Tzermias – psiquiatra da infância e adolescência pela UNICAMP, terapeuta comportamental dialético e sócio-fundador da DBT Campinas.

Cibele Passos Zuchelo – mestre em psicologia clínica de adultos pela Universidade do Chile e especialista em terapia de orientação parental.

Dra Carmen Sylvia Ribeiro – psiquiatra e 1ª secretária do Departamento Científico de Psiquiatria da SMCC.

Dr Osmar Della Torre – psiquiatra infantil e coordenador do Departamento Científico de Psiquiatria da SMCC

22/09 -20h

Live:  “Uso de drogas e comportamento suicida, uma relação complexa”

Profa. Dra. Renata Cruz Azevedo – coordenadora do Ambulatório de Substâncias Psicoativas (ASPA) do HC/UNICAMP e livre docente em dependências químicas pela FCM/UNICAMP.

Anfitriã: Dra Karina Barbi –  Psiquiatra e profª da FCM PUC-Campinas.

23 /09 – 20h

Encerramento presencial

Anfiteatro SMCC

“COVID longa: diagnóstico e manejo dos sintomas neuropsiquiátricos”.

Dr. Lucas Mella – coordenador do Serviço de Psiquiatria Geriátrica e Neuropsiquiatria do Hospital de Clínicas (HC) da UNICAMP.

 

 

 

 

 

 

 

Notícias Recentes

Share This