Abertura da Semana de Prevenção ao Suicídio é um sucesso; programação de palestras vai até a próxima sexta-feira

19 set, 2022 | Notícias

Evento, que aconteceu ontem pela manhã na Praça Arautos da Paz, foi o primeiro de vários que serão realizados nesta semana

A abertura da Semana de Prevenção ao Suicídio da SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas), que aconteceu ontem pela manhã na Praça Arautos da Paz, foi um sucesso. Cerca de 120 pessoas participaram diretamente da ação, que contou musicoterapia, meditação e conscientização sobre o tema, que que é tão delicado e merece tanta atenção. A programação da Semana continua entre hoje e sexta-feira, com palestras online até o dia 22 e presencial no dia 23. Para participar, é preciso fazer a inscrição gratuita no link https://smcc.org.br/comercial/agenda-de-cursos-e-eventos-cientificos/.

O objetivo da abertura para o público, segundo a organizadora do evento, a Dra Carmen Sylvia Ribeiro, psiquiatra e membro do Comitê Permanente de Prevenção ao Suicídio, é conectar profissionais de saúde e pessoas de diferentes instituições. Além da equipe da SMCC, participaram representantes do CVV (Centro de Valorização à Vida) e alunos da Liga de Espiritualidade e Saúde da Faculdade São Leopoldo Mandic e da Liga de Psiquiatria da Puc Campinas. “Todos reunidos em prol da questão da valorização da vida e da importância de estarmos fortemente conectados para sermos sensíveis a esta causa”, destaca Dra Carmen.

Para ela, o evento foi um sucesso. “A comunidade demonstrou uma grande abertura e interesse à participação. Recebemos apoio de jovens esportistas que estavam circulando pela praça e de idosos que caminhavam pelo local. Juntou-se a nós uma instituição de deficientes auditivos que participaram da vivência através de seus tradutores em libras. Foi um momento marcante e uma vivência comovente para todos”, avalia. A vivência foi conduzida por Diogo Camargo, musicoterapeuta, e Ana Taglianetti, musicista, ambos professores de Yoga.

A psiquiatra destaca que, para haver conscientização, é importante ser atuante e divulgar informações científicas relevantes, a exemplo das conferências que serão realizadas ao longo da semana para sensibilizar profissionais e a população em geral sobre os fatores de risco. “É preciso agir interconectando diversas instituições de saúde, educação, esporte para aumentarem a sua escuta para esta temática e, assim, diminuir a estigmatização do tratamento e também das patologias emocionais”, reforça.

A estudante de psicologia Luiza Eduarda Miranda participou do evento e contou que faz tratamento para a depressão desde os 14 anos, com terapia, mas como o diagnóstico demorou para ser feito, ela iniciou o tratamento medicamentoso apenas aos 18 anos. “Eu tive uma crise forte aos 19 anos e eu senti muito isso. Tive uma necessidade muito grande de me reconectar com a vida”, lembra. Ela diz que demorou para entender que tinha depressão e que o tratamento a ajudou muito.

Confira a programação completa:

Semana de Prevenção ao Suicídio SMCC

19/09 – 20h

Live: “Estratégias preventivas no âmbito da Educação e comunidades vulneráveis”.

Profª Drª Tatiana Slonczewski – psicóloga docente extensionista da PUC-Campinas.

Anfitrião: Dr. Osmar Della Torre – psiquiatra Infantil e coordenador do Departamento Científico de Psiquiatria da SMCC.

20/09 – 20h

Live: “Transtornos psiquiátricos da mulher e vulnerabilidade suicida”.

Prof Dr Joel Rennó Jr. – psiquiatra coordenador do Pró Mulher IPQ-USP e fundador da International Association for Women’s Mental Health (IAWMH) ”

Anfitriões: Dra Fátima M.F. Bastos, geriatra e presidente da SMCC; Dr Osmar Della Torre, psiquiatra Infantil e coordenador do Departamento Científico de Psiquiatria da SMCC; Dra Carmen Sylvia Ribeiro. Psiquiatra, 1ª secretária do Departamento Científico de Psiquiatria da SMCC.

21/09- 20h

Live: “Desregulação emocional e risco de comportamento autolesivo e suicida”

Dra Ana Rosa Silveira Cavalcanti – psiquiatra da infância e adolescência pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), terapeuta comportamental dialética e sócia-fundadora da DBT Campinas.

Alexandre Portaro Tzermias – psiquiatra da infância e adolescência pela UNICAMP, terapeuta comportamental dialético e sócio-fundador da DBT Campinas.

Cibele Passos Zuchelo – mestre em psicologia clínica de adultos pela Universidade do Chile e especialista em terapia de orientação parental.

Dra Carmen Sylvia Ribeiro – psiquiatra e 1ª secretária do Departamento Científico de Psiquiatria da SMCC.

Dr Osmar Della Torre – psiquiatra infantil e coordenador do Departamento Científico de Psiquiatria da SMCC

22/09 -20h

Live:  “Uso de drogas e comportamento suicida, uma relação complexa”

Profa. Dra. Renata Cruz Azevedo – coordenadora do Ambulatório de Substâncias Psicoativas (ASPA) do HC/UNICAMP e livre docente em dependências químicas pela FCM/UNICAMP.

Anfitriã: Dra Karina Barbi –  Psiquiatra e profª da FCM PUC-Campinas.

23 /09 – 20h

Encerramento presencial

Anfiteatro SMCC

“COVID longa: diagnóstico e manejo dos sintomas neuropsiquiátricos”.

Dr. Lucas Mella – coordenador do Serviço de Psiquiatria Geriátrica e Neuropsiquiatria do Hospital de Clínicas (HC) da UNICAMP.

 

 

 

 

 

 

 

Notícias Recentes

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

No dia 17 de abril de 2024, nós fomos surpreendidos por uma decisão UNILATERAL do governo federal, que mudou drasticamente as regras da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica). Através do decreto 11.999, sem nenhum conhecimento ou consulta prévia feita às...