4YHealth conclui 1ª turma e já abre inscrições para a 2ª

30 out, 2023 | Notícias

Considerado um sucesso pelos participantes, o programa terá continuidade, com 4 encontros on-line já programados

Na última semana, a primeira turma do programa 4YHealth – Autocuidado Médico, realizado pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas – SMCC, concluiu suas atividades com uma confraternização. O programa incentivou os médicos a cuidarem de sua própria saúde, à medida que os participantes conseguiram implementar diversas mudanças em suas vidas.

O programa 4YHealth aconteceu em um encontro presencial e seis online, nos quais foram explorados quatro pilares fundamentais: alimentação saudável, prática de exercícios físicos e repouso regulares, manutenção de relacionamentos saudáveis e atenção à espiritualidade. Além disso, os participantes foram desafiados semanalmente a cumprir metas e práticas relacionadas a esses pilares.

O idealizador do programa, Dr. Marco Aurélio Bussacarini, expressou sua satisfação com os resultados alcançados. “Foi uma surpresa muito grata. Aliás, foram duas: a primeira surpresa foi ter encontrado, nessa caminhada, tantos colegas, tantos profissionais que também têm esse desejo de repartir, de ajudar as outras pessoas a terem uma visão mais diferenciada em cuidar das suas necessidades pessoais. A segunda surpresa foi ver que todos os colegas que participaram tiveram insights muito positivos, testemunharam mudanças e conquistas que tiveram nessa jornada”, avalia.

A Dra. Renata Maria Razera Capela chegou ao programa com a proposta de ter mais tempo para si. E conseguiu. “Eu consegui priorizar, porque, para a gente ter tempo, precisa ter prioridade. Tudo que a gente quer a gente consegue, se priorizar. Então eu consegui priorizar o meu cuidado e deixei algumas coisas de lado para poder fazer isso. Priorizei a questão da alimentação, prestando sempre mais atenção naquilo que eu estava comendo, no que eu estava escolhendo para me alimentar. Priorizei o tempo para atividade física e, para isso, passei a acordar um pouco mais cedo. Deixei de fazer outras coisas para fazer isso, mas o que eu deixei de fazer não ficou em prejuízo, então, tendo prioridade, nós podemos organizar o nosso tempo, que é curto, para cuidar da gente”, diz.

Para a Dra. Sandra Maria Rosolem Suzuki, a motivação para participar do programa foi a preocupação com a saúde de seus colegas médicos. “O trabalhador da saúde, primeiro, tem que estar bem para poder cuidar dos outros. Eu vejo muito meus colegas adoecerem. Nunca olham para si. É uma mentalidade antiquada. Isso eu já questiono há muito tempo.” A Dra. Suzuki também destacou o impacto do pilar da espiritualidade em sua jornada de autocuidado.

Turma 2 – Inscrições Abertas

As inscrições para a Turma 2 do programa 4YHealth já estão abertas no site www.4yhealth.com.br. Podem participar associado da SMCC e um convidado. O programa passou por uma pequena reformulação e agora será composto por quatro encontros online, agendados para os dias 9, 16, 23 e 30 de novembro.

A gestora do programa, Alessandra Roscani, explicou que uma das propostas na gestão desse projeto era validar o método desenvolvido para os encontros. “Com a primeira turma, testamos o piloto, para entender se a metodologia que nós estávamos desenvolvendo era efetiva. Até porque o público é bastante específico”, diz. “O 4YHEALTH objetiva desenvolver nos participantes a autopercepção, a autoconsciência das suas escolhas. E exercitar isso”, reforça. “Após a avaliação dos nós críticos da turma 1, para a próxima turma, houve um redesenho e o cronograma será mais enxuto. Compreenderá 4 encontros online sequências pois as rupturas dos feriados foram avaliadas como uma situação de desconexão para o exercício e continuidade das metas da turma 1”.

Dr. Marco Aurélio enfatizou o convite para aqueles que ainda não participaram do programa. “O nosso grande desafio na jornada foi o seguinte: a gente não quer ensinar saúde para médicos, mas a gente quer convidar os colegas a colocarem em prática as coisas que já sabem e que às vezes a vida, a profissão, o corre-corre não deixam”, lembra. “Quando a gente faz isso em um grupo de pessoas que tem uma mensagem positiva, uma mensagem estimulante e tem metas semanais, que são desafios, os colegas são sempre motivados a participar e têm resultados muito positivos, porque o conjunto dessas pequenas ações, no final, trazem grandes resultados. E o nosso convite é que todos ousem participar disso, porque dedicar um tempo para si mesmo é vital para a qualidade de vida do profissional médico”, reforça.

 

Notícias Recentes

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

No dia 17 de abril de 2024, nós fomos surpreendidos por uma decisão UNILATERAL do governo federal, que mudou drasticamente as regras da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica). Através do decreto 11.999, sem nenhum conhecimento ou consulta prévia feita às...

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This