2ª edição do Dia D de Doação será em 12 de outubro

21 set, 2022 | Notícias

Gincana do Bem terá a participação das quatro faculdades de medicina de Campinas; qualquer pessoa pode ajudar

A SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas) promove a 2ª edição do Dia D de Doação. No dia 12 de outubro, as quatro faculdades de medicina da região (Unicamp, Puc Campinas, São Leopoldo Mandic e Grupo UniEduK) participam de uma grande gincana do bem, que vai arrecadar alimentos, produtos de higiene, roupas, calçados e cobertores, além de bolsas de sangue. Médicos, a comunidade acadêmica e a população em geral podem participar e já começar a fazer as doações para ajudar um dos quatro times participantes.

O evento, promovido pela SMCC em conjunto com o Hemocentro Campinas, conta com o apoio da FEAC (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas), que vai receber as doações de alimentos, e da Prefeitura de Campinas, que receberá itens para a campanha do agasalho. No ano passado, as quatro equipes arrecadaram 6,5 toneladas de alimentos, mais de 8,5 mil peças de roupas e calçados, 2,8 mil EPI´s para a saúde e 71 bolsas de sangue. O time vencedor foi o da UniEduK.

O objetivo da campanha é arrecadar doações que possam beneficiar a população de diversas formas. Ganha a faculdade que juntar o maior número de pontos, conforme regulamento pré-estabelecido. “Nós decidimos fazer essa campanha no ano passado, quando muita gente estava bem impactada pela pandemia. O sucesso foi muito grande, tanto do ponto de vista de arrecadação quanto da integração entre as faculdades. Por isso, decidimos fazer a segunda edição”, comenta o organizador do Dia D de Doação, Dr. Marcelo Amade Camargo.

As equipes já iniciaram a arrecadação dos itens que serão levados à SMCC apenas no dia 12, para contagem dos pontos, conforme regulamento já divulgado aos participantes. Para ajudar, qualquer pessoa pode entrar em contato com um dos times, por e-mail (relação está abaixo) e combinar a doação dos produtos.

Já quem quiser doar sangue precisa fazer o agendamento prévio para que seja feita uma triagem a fim de verificar se o candidato atende a todas as orientações necessárias para ser um doador. O agendamento deve ser feito diretamente com a equipe, pelo mesmo e-mail.

“Estamos muito animados com essa nova edição do Dia D de Doação. Foi uma experiência muito gratificantes, que reuniu diversas gerações de médicos e acadêmicos de medicina, comenta a presidente da SMCC, Dra Fátima Bastos. “Esperamos superar os números do ano passado”, diz.

O time vencedor, que é aquele que somar o maior número de pontos, receberá vários prêmios, inclusive em dinheiro, além de todo o reconhecimento da classe médica.  “Os prêmios são um incentivo, uma forma de ajudar os times que participam, mas, desde a primeira edição, percebemos que as faculdades se engajaram pela causa. Sem dúvida, este é o objetivo principal”, reforça o organizador.

Como ajudar antes do evento:

– Basta entrar em contato com o time que quiser ajudar e combinar a entrega da doação ou o agendamento para a doação de sangue (no dia, só poderão doar pessoas previamente cadastradas).

– Os e-mails dos times são: TIME UNICAMP ([email protected]), TIME PUC CAMPINAS ([email protected]), TIME SÃO LEOPOLDO MANDIC ([email protected]) e TIME UNIEDUK ([email protected]).

Como ajudar no Dia D de Doação (12 de outubro):

– As doações de alimentos, roupas, sapatos e cobertores poderão ser entregues diretamente na sede da SMCC, no dia 12 de outubro, das 12h às 16h, em sistema drive-thru. Na hora da entrega, basta falar para qual time a doação deve ser destinada.

– A doação de sangue será feita no mesmo dia, no período da manhã, mas apenas com agendamento antecipado, que deve ser feito pelos e-mails acima.

 

 

Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This