16/05 TEM AÇÃO DA SMCC, DISCIPLINA DE CIRURGIA DO TRAUMA UNICAMP E EMDEC NO MAIO AMARELO

11 maio, 2018 | Notícias


Com organização da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, Disciplina de Cirurgia do Trauma UNICAMP e EMDEC acontece no dia 16/05, no Largo do Rosário, a ação “Salvando Vidas – RCP”. Com apoio do Instituto Terzius, SBAIT, CoBRALT e Ligas do Trauma de Campinas, o evento integra as ações da Campanha Maio Amarelo. 

Clique aqui para ver programação completa

A população receberá dicas de como agir numa situação de Parada Cardiorrespiratória com demonstração de técnicas de Reanimação Cardio-Pulmonar para leigos. No mesmo local haverá Pit Stop com os agentes da EMDEC com orientações para pedestres e motociclistas. A ação será das 9h às 16h.

O Coordenador da Campanha Maio Amarelo em Campinas, Dr. Thiago Rodrigues A. Calderan, fala da importância da SMCC entrar neste ano para a campanha como uma das organizadoras da ação junto com Disciplina de Cirurgia do Trauma UNICAMP e EMDEC. Orientações para procedimentos de primeiros socorros, segundo o médico, são fundamentais para salvar vidas.

“A população não tem conhecimento de manobras e procedimentos simples que podem ser eficazes no atendimento inicial de uma vítima. O reconhecimento de uma emergência está ao alcance de todas as pessoas independente da formação. Um leigo consegue perceber uma situação que necessita de socorro imediato, de forma segura,  solicitando os melhores recursos para promover ajuda adicional”, reforçou Dr Thiago.

O médico que é Cirurgião do Trauma explica que muitas vítimas poderiam sobreviver se houvesse um socorro adequado prestado pelos leigos e também na solicitação do recurso adicional adequado; por exemplo como chamar pelo 192. Apesar de um número de fácil memorização, muita gente não aciona quando necessário no momento de um socorro. Ou ainda buscar o DEA (desfibrilador externo automático) que deveria estar à disposição em locais de grande fluxo de pessoas.

COMO IDENTIFICAR UMA VÍTIMA DE PARADA CARDIORESPIRATÓRIA

A vítima que encontra-se em situação de parada cardiorrespiratória está inconsciente, não respira (não tendo movimentação do tórax) e se for possível avaliar, não possui pulso (batimento cardíaco)

DICAS PARA SALVAMENTO

– Primeira dica é ver se o ambiente encontra-se seguro para promover o atendimento à vítima.

– Segundo passo é solicitar ajuda adicional para alguém ligar para 192 e buscar o DEA (desfibrilador externo automático).

– Terceiro passo é reconhecer a parada cardiorrespiratória e promover as manobras de reanimação de forma efetiva e adequada.

MAIO AMARELO – MORTES NA RMC (2017)

O Infosiga apontou que nos 20 municípios que integram a região foram contabilizadas 397 mortes em acidentes de trânsito no ano passado. Campinas (SP), com 155 vítimas fatais, respondeu por 39% dos casos. Em maior número estão os motociclistas e pedestres

Notícias Recentes

Share This