Aumento da temperatura e sujeira favorecem os acidentes com esses animais
Atualizado em 01/03/2023 às 08:57
Os casos de picadas de escorpiões aumentaram 46% em um ano em Campinas, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde. Em 2021, foram 386 acidentes contra 563 no ano passado. Nos dois primeiros meses deste ano foram registradas 66 picadas. Já no Estado de São Paulo, o aumento foi de 22%, segundo dados do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), que emitiu um alerta estadual chamando a atenção para medidas preventivas. Especialistas apontam o aumento das temperaturas e sujeira como principais fatores para essa alta nos acidentes com escorpiões.
A professora do curso de Biologia da Pontifícia Universidade de Campinas (PUC-Campinas), Monica Oliveira Pinto, explica que as altas temperaturas e o clima úmido do verão acabam favorecendo a procriação dos escorpiões. “O aumento ocorre no verão porque é a época de reprodução desses animais, eles se reproduzem com bastante facilidade”, explica.
Leia mais em: https://correio.rac.com.br/campinasermc/ataques-de-escorpi-es-crescem-46-e-apavoram-moradores-de-campinas-1.1347994