5 pontos de atenção na gestão da sua clínica

Confira pontos de atenção e estratégias práticas para uma gestão eficaz da sua clínica médica Fazer a gestão da sua clínica pode ser desafiador. Muitos detalhes são necessários para manter o funcionamento de um negócio na área da saúde e não contar com auxílio de profissionais especializados na área médica e de ferramentas para facilitar… Read More »

Confira pontos de atenção na gestão da sua clínica médica

Confira pontos de atenção e estratégias práticas para uma gestão eficaz da sua clínica médica

Fazer a gestão da sua clínica pode ser desafiador. Muitos detalhes são necessários para manter o funcionamento de um negócio na área da saúde e não contar com auxílio de profissionais especializados na área médica e de ferramentas para facilitar a gestão podem dificultar ainda mais o processo. 

Por isso, destacamos 5 pontos de atenção para garantir a saúde financeira do negócio. Confira: 

Tenha uma gestão eficiente do fluxo de caixa

O controle de custos e receitas pode se tornar um grande problema. Por isso, uma gestão adequada de fluxo de caixa é fundamental para o funcionamento da clínica.

Ela inclui o controle das entradas e saídas, a negociação de prazos com fornecedores para pagamento, além de uma reserva de emergência, essencial para a manutenção do negócio. 

Para um fluxo de caixa eficaz, também é necessário reunir todos os dados financeiros, incluindo registros de receitas, extratos bancários, despesas operacionais, contas a receber, entre outros.

Registre todas as transações financeiras do período determinado, separando sempre as entradas e saídas. Depois, a utilização de uma plataforma de contabilidade será fundamental para organizar esses dados. Basta então, subtrair as despesas das receitas para calcular o saldo de caixa. Esse, é o ponto de partida para projeções financeiras para entender como as finanças da sua clínica podem se desenvolver no futuro. 

Não misture contas pessoais com despesas da clínica

Você não deve misturar despesas da clínica com as pessoais. Isso prejudica o pagamento dos impostos. Por isso, é importante ter os registros das transações da empresa a fim de calcular corretamente os impostos devidos e evitar multas, indo ao encontro do tópico um desse artigo. 

Além disso, manter essa divisão de despesas fornece uma separação legal que protege seus ativos pessoais em caso de ações legais contra a sua empresa médica. 

Ademais, você consegue ter uma visão clara do desempenho do negócio, pois consegue fazer uma análise mais precisa da receita, dos custos e do lucro. Algo que, facilita o planejamento e fornece dados para tomada de decisões assertivas sobre o negócio.

Otimize processos na rotina financeira da clínica

A rotina financeira e fiscal da clínica pode se tornar um grande problema. 

A dificuldade na gestão de documentos e manter a atenção ao vencimento dos impostos é algo extremamente comum entre gestores.

Além disso, a emissão de notas fiscais é uma parte estressante na rotina e é preciso enviar mensalmente o extrato para o contador. Ademais, existe uma dificuldade alarmante em enxergar a produção médica para ter uma visão estratégica do negócio. 

Ao simplificar esses processos você vai ganhar economia de tempo na gestão financeira e fiscal do seu negócio. 

Ao utilizar uma plataforma de gestão financeira, você tem sincronização bancária para não precisar mais enviar extratos ao contador, consegue fazer uma gestão rápida de documentos da clínica de maneira segura, e emitir notas fiscais com poucos cliques.

Além disso, vai receber notificações de recebimento de impostos para não perder os prazos e poderá visualizar relatórios completos de produção médica por consultas para tomar decisões estratégicas para o negócio.

Revise periodicamente o regime tributário da clínica 

O regime tributário tem impacto significativo nos impostos que a clínica paga. São 3 opções de regimes tributários para empresas no Brasil, que dependem de diversos fatores. 

A escolha entre o Simples Nacional e o Lucro presumido, depende do faturamento da clínica, as despesas dedutíveis, entre outros fatores. Já o regime de Lucro Real, se torna obrigatório para empresas médicas com faturamento superior a R$78 milhões, mas comum entre grandes hospitais. 

Como a legislação brasileira sofre mudanças, e as necessidades da clínica podem mudar ao longo do tempo, é necessário revisar a escolha do regime tributário periodicamente.

Tenha um planejamento tributário eficiente

89% dos médicos pagam mais impostos do que deveriam. Será que a sua clínica faz parte dessa estatística?

Fazer um bom planejamento tributário é essencial para evitar perdas financeiras e manter a saúde financeira do seu negócio.

Por exemplo, clínicas médicas que realizam exames ou procedimentos, têm direito a benefícios fiscais que reduzem a carga tributária e diminuem os custos do negócio em conformidade com as leis. 

Nesse sentido, é fundamental que você busque uma contabilidade médica para entender os requisitos e procedimentos necessários para aproveitar as oportunidades fiscais da área da saúde com segurança e em conformidade com a lei. 

A Mitfokus Contabilidade Médica entende as complexidades das finanças médicas e vai garantir que você aproveite todos os benefícios fiscais disponíveis para o seu negócio.

Além disso, o atendimento é personalizado de acordo com o seu caso, e de maneira acessível, com especialistas que falam em uma linguagem que você entende. 

A SMCC

Esses foram 5 pontos de atenção na gestão da sua clínica para o seu negócio ter saúde financeira e economia de tempo.

Sendo assim, seguimos com nosso compromisso em promover um ambiente de intercâmbio de conhecimento entre profissionais, possibilitando a interação com a comunidade através de iniciativas sociais e compartilhamento de conteúdo relevante para a área médica. 

 

 

Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This