Manifestação será no dia 30, em frente ao Masp, em São Paulo
A SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas), por meio de seu Departamento de Pediatria, manifesta apoio institucional à mobilização nacional promovida pela SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) e suas 27 representações estaduais, marcada para o dia 30 de novembro. A iniciativa tem como objetivo alertar autoridades e sociedade sobre a urgente necessidade de reinserir os pediatras na APS (Atenção Primária à Saúde), fortalecendo o cuidado integral desde o primeiro contato da criança com o SUS (Sistema Único de Saúde).
Sob o lema “Pediatra na Atenção Primária: cuidado desde o primeiro contato”, a ação realiza passeatas e atividades simultâneas em diversas cidades do país, todas voltadas à sensibilização sobre a importância de contar com pediatras capacitados e integrados às equipes da ESF (Estratégia Saúde da Família). A presença desse especialista no primeiro nível de atendimento é fundamental para acompanhar o crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, garantindo ações educativas, preventivas, diagnósticas e terapêuticas.
No Estado de São Paulo, a mobilização acontecerá no MASP, na Av. Paulista, 1578, às 10h, reunindo pediatras, profissionais de saúde e apoiadores da causa para reforçar a relevância da presença do pediatra na APS. A SMCC incentiva a participação dos associados e da população.
A coordenadora do Departamento de Pediatria da SMCC, Dra. Silvia Viesti, reforça a importância do movimento e da união da classe médica para garantir esse avanço no cuidado infantil. “O pediatra é o profissional capacitado para acompanhamento dessa população para promoção da saúde, bem-estar, acompanhamento físico e desenvolvimento”, afirma.
Além da dra Silvia, o Departamento de Pediatria da SMCC conta com o trabalho do Dr. José Espin Neto e da Dra. Tania Quintella, que também reforçam o apoio integral à iniciativa liderada pela SBP.









