A quinta edição arrecadou 99 bolsas de sangue, meia tonelada de alimentos e mais de 2 mil peças de roupas — e consagrou um novo campeão entre as faculdades participantes
A quinta edição do Dia D de Doação, promovida pela SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas), foi marcada por mais um grande gesto coletivo de solidariedade dos acadêmicos de Medicina da região.
Realizado no último sábado (25), na sede social da SMCC, o evento arrecadou 99 bolsas de sangue destinadas ao Hemocentro de Campinas, 2.122 peças de roupa entregues à Prefeitura Municipal, além de 450 quilos de alimentos e 400 itens de higiene pessoal que serão encaminhados à Integra/FEAC (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas).
Participaram desta “gincana do bem” os times das faculdades de Medicina da Unip, Unicamp, PUC-Campinas, UniFAJ e São Leopoldo Mandic. Neste ano, a disputa foi bem acirrada. E em sua primeira participação, a Unip foi a grande campeã da gincana solidária.
“A gente recebe esse título com muito orgulho, com muita honra. Foi muito legal ter participado dessa campanha
de doação, tão importante para tantas pessoas. Sendo a primeira vez participando, é algo incrível, muito gratificante. Todos os alunos participaram, coordenação, todo mundo engajado nessa campanha, comemora Harisson Breno, representante do time campeão da Unip.
O segundo lugar ficou com a Unicamp, seguida por PUC-Campinas, UniFAJ e São Leopoldo Mandic. Apesar da disputa, o clima de cooperação e empatia prevaleceu. “Tudo o que fazemos aqui é em benefício de quem mais precisa. Essa iniciativa nasceu durante a pandemia e segue firme, porque acreditamos que herói é quem estende a mão a quem mais precisa”, disse o Dr. Marcelo Amade Camargo, vice-presidente da SMCC e organizador do evento.
As doações de sangue ocorreram em postos do Hemocentro de Campinas, e os demais itens foram entregues na Casa do Médico, sede da SMCC.
O coordenador do Departamento Acadêmico da SMCC, Lucas Chaves, ressaltou a importância do encontro. “Foi um momento especial para reunir as cinco faculdades, tanto para confraternizar quanto para arrecadar as doações”, comenta. Já o vice-coordenador, Davi Marangoni Rocha, lembrou que, mais do que uma competição, o propósito é a solidariedade: “Embora seja uma gincana, o que importa e prevalece é a doação, a boa ação que vai ajudar muitas pessoas”, reforça.
Criado durante a pandemia, o Dia D de Doação chega à sua quinta edição consolidado como um dos principais eventos solidários da SMCC.

Equipe UNIP

Equipe SLMandic

Equipe Unicamp

Equipe PUC Campinas

Equipe UniFAJ







