Evento de prevenção à Hipertensão Arterial atende cerca de 100 pessoas em Campinas

18 jun, 2024 | Notícias

Iniciativa da SMCC ocorreu no dia 8 de junho, na Lagoa do Taquaral

No sábado, dia 8 de junho, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) realizou mais uma edição do evento “Hipertensão Arterial: um Inimigo Oculto”, no Portão 7 da Lagoa do Taquaral, em Campinas. O evento, que aconteceu das 8h às 13h, foi um sucesso, atendendo cerca de 100 pessoas interessadas em monitorar e cuidar da saúde cardiovascular.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a hipertensão arterial, o evento ofereceu um circuito de saúde. Os participantes puderam realizar medidas antropométricas, exames laboratoriais, aferição da pressão arterial, e participar de atividades integrativas focadas no controle do estresse. Além disso, receberam orientações sobre o impacto do tabagismo, saúde bucal e o risco cardiovascular, além de vacinação para adultos.

Das pessoas atendidas, 52% eram homens e 41% maiores de 60 anos. Do total, 22% se autodeclararam hipertensos e 21% estavam com os níveis de pressão arterial elevados, sendo que 2% precisaram de atendimento porque esses níveis estavam muito elevados. Dez por cento apresentaram níveis elevados de glicose. Das pessoas atendidas, 41% eram sedentárias, 6% tabagista e 14% ex-tabagista.

A Dra. Carla Patrícia da Silva e Prado, coordenadora do Departamento Científico de Cardiologia e organizadora do evento, destacou a importância de iniciativas como essa. “Estima-se que 30% da população adulta tenha diagnóstico de hipertensão arterial, número que aumenta com a idade, chegando a 65% de hipertensos nos indivíduos maiores de 60 anos. E muitos deles não sabem, porque é uma doença silenciosa. Por isso é tão importante conscientizar a população sobre o tema. E hoje conseguimos fazer isso com muita gente”, afirmou.

O evento contou com o apoio da Prefeitura de Campinas, incluindo as Secretarias de Saúde e de Esportes e Lazer e da EMDEC (Empresa de Desenvolvimento de Campinas), e de várias instituições parceiras como a Faculdade São Leopoldo Mandic, Unimed Campinas, Unicred Campinas, Sanasa, Grupo Sabin de Medicina Diagnóstica, Hortifruti Fartura e Odontologia São Leopoldo Mandic. Além das atividades voltadas ao público em geral, a participação das Ligas Acadêmicas de Cardiologia da Faculdade São Leopoldo Mandic de Campinas, Unimax Indaiatuba, PUC Campinas e Unicamp foi essencial para a promoção da saúde e bem-estar da comunidade.

Dra. Carla também fez questão de agradecer a todos os parceiros que colaboraram para a realização do evento. “Agradecemos imensamente a todos os parceiros que se uniram a nós para tornar esse evento possível. Sem o apoio de cada um, não teríamos conseguido alcançar tantas pessoas e oferecer serviços tão importantes para a comunidade”, declarou.

Notícias Recentes