Considerado um sucesso pelos participantes, o programa terá continuidade, com 4 encontros on-line já programados
Na última semana, a primeira turma do programa 4YHealth – Autocuidado Médico, realizado pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas – SMCC, concluiu suas atividades com uma confraternização. O programa incentivou os médicos a cuidarem de sua própria saúde, à medida que os participantes conseguiram implementar diversas mudanças em suas vidas.
O programa 4YHealth aconteceu em um encontro presencial e seis online, nos quais foram explorados quatro pilares fundamentais: alimentação saudável, prática de exercícios físicos e repouso regulares, manutenção de relacionamentos saudáveis e atenção à espiritualidade. Além disso, os participantes foram desafiados semanalmente a cumprir metas e práticas relacionadas a esses pilares.
O idealizador do programa, Dr. Marco Aurélio Bussacarini, expressou sua satisfação com os resultados alcançados. “Foi uma surpresa muito grata. Aliás, foram duas: a primeira surpresa foi ter encontrado, nessa caminhada, tantos colegas, tantos profissionais que também têm esse desejo de repartir, de ajudar as outras pessoas a terem uma visão mais diferenciada em cuidar das suas necessidades pessoais. A segunda surpresa foi ver que todos os colegas que participaram tiveram insights muito positivos, testemunharam mudanças e conquistas que tiveram nessa jornada”, avalia.
A Dra. Renata Maria Razera Capela chegou ao programa com a proposta de ter mais tempo para si. E conseguiu. “Eu consegui priorizar, porque, para a gente ter tempo, precisa ter prioridade. Tudo que a gente quer a gente consegue, se priorizar. Então eu consegui priorizar o meu cuidado e deixei algumas coisas de lado para poder fazer isso. Priorizei a questão da alimentação, prestando sempre mais atenção naquilo que eu estava comendo, no que eu estava escolhendo para me alimentar. Priorizei o tempo para atividade física e, para isso, passei a acordar um pouco mais cedo. Deixei de fazer outras coisas para fazer isso, mas o que eu deixei de fazer não ficou em prejuízo, então, tendo prioridade, nós podemos organizar o nosso tempo, que é curto, para cuidar da gente”, diz.
Para a Dra. Sandra Maria Rosolem Suzuki, a motivação para participar do programa foi a preocupação com a saúde de seus colegas médicos. “O trabalhador da saúde, primeiro, tem que estar bem para poder cuidar dos outros. Eu vejo muito meus colegas adoecerem. Nunca olham para si. É uma mentalidade antiquada. Isso eu já questiono há muito tempo.” A Dra. Suzuki também destacou o impacto do pilar da espiritualidade em sua jornada de autocuidado.
Turma 2 – Inscrições Abertas
As inscrições para a Turma 2 do programa 4YHealth já estão abertas no site www.4yhealth.com.br. Podem participar associado da SMCC e um convidado. O programa passou por uma pequena reformulação e agora será composto por quatro encontros online, agendados para os dias 9, 16, 23 e 30 de novembro.
A gestora do programa, Alessandra Roscani, explicou que uma das propostas na gestão desse projeto era validar o método desenvolvido para os encontros. “Com a primeira turma, testamos o piloto, para entender se a metodologia que nós estávamos desenvolvendo era efetiva. Até porque o público é bastante específico”, diz. “O 4YHEALTH objetiva desenvolver nos participantes a autopercepção, a autoconsciência das suas escolhas. E exercitar isso”, reforça. “Após a avaliação dos nós críticos da turma 1, para a próxima turma, houve um redesenho e o cronograma será mais enxuto. Compreenderá 4 encontros online sequências pois as rupturas dos feriados foram avaliadas como uma situação de desconexão para o exercício e continuidade das metas da turma 1”.
Dr. Marco Aurélio enfatizou o convite para aqueles que ainda não participaram do programa. “O nosso grande desafio na jornada foi o seguinte: a gente não quer ensinar saúde para médicos, mas a gente quer convidar os colegas a colocarem em prática as coisas que já sabem e que às vezes a vida, a profissão, o corre-corre não deixam”, lembra. “Quando a gente faz isso em um grupo de pessoas que tem uma mensagem positiva, uma mensagem estimulante e tem metas semanais, que são desafios, os colegas são sempre motivados a participar e têm resultados muito positivos, porque o conjunto dessas pequenas ações, no final, trazem grandes resultados. E o nosso convite é que todos ousem participar disso, porque dedicar um tempo para si mesmo é vital para a qualidade de vida do profissional médico”, reforça.