Tema será debatido de 17 a 22 de setembro com evento na Lagoa do Taquaral e ciclo de palestras
A SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas) encerrou a 6ª Semana de Prevenção ao Suicídio com duas palestras realizadas na noite da última sexta-feira, 22, na sede da SMCC. No total, foram oito palestras realizadas presencialmente na sede social, com transmissão on-line, além da abertura da semana, que ocorreu na Lagoa do Taquaral no dia 17. As palestras estão disponíveis no YouTube da SMCC (clique AQUI para assistir).
O evento de abertura da Semana de Prevenção ao Suicídio, que teve aferição de pressão arterial e teste de glicemia, além de conversas com voluntários do CVV (Centro de Valorização à Vida), atendeu cerca de 300 pessoas.
As palestras, no formato híbrido, abordaram temas como prevenção do suicídio da infância e adolescência, relação entre uso de internet e a vulnerabilidade para o comportamento suicida, cuidado na pósvenção em universidades e avaliação do risco de suicídio, entre outros.
“Foi uma semana muito produtiva, com excelentes palestras que abordaram desde aspectos importantes da prevenção em todos os níveis, como também a importância do cuidado da pósvenção a todos aqueles que sofrem pelas consequências do comportamento suicida”, avalia a organizadora do evento e coordenadora do Comitê Permanente de Prevenção ao Suicídio da SMCC, a psiquiatra Dra. Karina Barbi.
Realizada anualmente pela SMCC desde 2018, a Semana de Prevenção ao Suicídio faz parte da campanha Setembro Amarelo, que tem como objetivo discutir e conscientizar sobre o tema. Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontam que cerca de 700 mil pessoas tiram a própria vida por ano no mundo, sendo que 58% dos casos acontecem antes dos 50 anos de idade. O suicídio é a 4ª causa de morte entre jovens de 19 a 25 anos.