Imunologista ganha prêmio DASA de Inovação Médica

25 nov, 2022 | Notícias

Dr. Antônio Condino Neto também é diretor científico da SMCC e foi o vencedor da categoria Inovação em Genômica, ao lado da Dra. Fátima Fernandes

O diretor científico da SMCC, o imunologista Dr. Antonio Condino Neto, foi o vencedor, junto com a pediatra Dra. Fátima Fernandes, da 5ª edição do Prêmio DASA de Inovação Médica, realizado em parceria com a Veja Saúde e o Grupo Abril, na categoria Inovação em Genômica. O resultado foi anunciado em uma transmissão ao vivo, via Youtube, na última quarta-feira.

O trabalho “Triagem neonatal ampliada para imunodeficiências congênitas associadas a outras deficiências” foi feita através do Instituto Pensi (Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil).

A triagem neonatal, conhecida pelo teste do pezinho, é fundamental para diagnosticar e tratar precocemente doenças genéticas, que podem apresentar evolução catastrófica para a vida e para o desenvolvimento da criança, se não forem controladas.

A triagem neonatal, disponível gratuitamente a todos os recém-nascidos, englobava, até pouco tempo atrás, apenas seis doenças. Atualmente, o teste passa por uma ampliação, prevista em lei, que aumenta para 50 o número de doenças que podem ser diagnosticadas, entre elas, as imunodeficiências primárias, condições congênitas que comprometem a imunidade.

Essa conquista é resultado do trabalho de um grupo de estudos, liderado pelo Dr. Condino. A última fase do projeto, realizada com o Instituto Pensi, validou a metodologia desenvolvida pelo time de especialista, em um trabalho que englobou a análise de mais de 25 mil amostras de crianças de 18 maternidades de oito estados.

“Com uma gota de sangue para o teste, conseguimos investigar a presença de doenças que tornam as crianças vulneráveis a infecções de repetição ou danos em diversos órgãos, e tomar medidas para protegê-las até a realização do transplante de medula, um procedimento curativo”, explica Dr. Condino, que também é professor aposentado da USP e assessor científico do Instituto Pensi.

 

“Mais do que promover um diagnóstico, agora podemos oferecer uma linha de cuidados a esses pacientes. Com a sua implementação, veremos uma mudança na realidade e na mortalidade dessas crianças no Brasil”, completa. “Esse é um trabalho que começou na academia e tem um desfecho prático para a saúde pública”, afirma Dra. Fátima, coautora e diretora-executiva do Instituto Pensi.

Além da categoria Inovação em Genômica, também foram premiados trabalhos nas categorias Inovação em Medicina Diagnóstica, Inovação em Prevenção e Promoção à Saúde, Inovação em Tratamento, Inovação em Medicina Social, Inovação em Healthtech e na categoria especial Inovação em Saúde Feminina.

Os trabalhos foram avaliados por um time de jurados, formado por grandes nomes da ciência e da medicina brasileira, que consideraram cinco critérios: impacto, abrangência e aplicabilidade, grau de inovação, desenvolvimento de tecnologias e relevância acadêmica clínica ou assistencial.

ASSISTA AO VÍDEO DA PREMIAÇÃO NESTE LINK.

Notícias Recentes

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

No dia 17 de abril de 2024, nós fomos surpreendidos por uma decisão UNILATERAL do governo federal, que mudou drasticamente as regras da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica). Através do decreto 11.999, sem nenhum conhecimento ou consulta prévia feita às...

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This