SMCC lança alerta sobre monkeypox para a classe médica

28 jul, 2022 | Notícias

Objetivo do documento é orientar os médicos, principalmente das especialidades mais relacionadas, sobre a importância do diagnóstico precoce, diante do aumento de casos no Estado de SP

A SMCC lançou hoje um alerta sobre a monkeypox, popularmente conhecida como varíola dos macacos. O objetivo do documento é orientar sobre a importância do diagnóstico precoce, tratamento e notificação dos casos.

Com o aumento do registro de casos na região de Campinas e anúncio da OMS (Organização Mundial da Saúde), que declarou a doença uma emergência de saúde global, é importante que os médicos saibam como agir quando receberem casos suspeitos.

O documento, assinado conjuntamente pelos Departamentos Científicos de Infectologia, Coloproctologia e Urologia, especialidades com maior potencial de receber casos suspeitos, apresenta dados demográficos, características da doença, tipos de lesões, formas de transmissão e quando um caso deve ser considerado suspeito.

O número de casos de varíola dos macacos aumentou consideravelmente no Estado de São Paulo. Até ontem, havia 595 casos da doença confirmados, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde.

O documento da SMCC, em formato PDF, pode ser baixado neste LINK.

Notícias Recentes

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

No dia 17 de abril de 2024, nós fomos surpreendidos por uma decisão UNILATERAL do governo federal, que mudou drasticamente as regras da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica). Através do decreto 11.999, sem nenhum conhecimento ou consulta prévia feita às...