No Brasil, uma pessoa morre de acidente de trabalho a cada 3h40
O Brasil registra uma morte por acidente de trabalho a cada 3h40. E um acidente de trabalho a cada 49 segundos, segundo dados do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho. Os números são referentes apenas aos casos notificados pela CAT (Comunicação dos Acidentes de Trabalho). Neste mês, a campanha Abril Verde chama atenção para o problema e quer conscientizar a população sobre a importância da prevenção. Este é o tema de mais um vídeo (confira o LINK) sobre saúde produzido pela SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas).
Em nosso País, existem três grupos de acidentes de trabalho. Os acidentes de trabalho propriamente ditos, que são aqueles que acontecem no ambiente de trabalho, como a perda de um membro, queda, perda auditiva, etc; os acidentes de trajeto, também conhecidos como acidentes de percurso, que são aqueles que acontecem no transporte da casa para o trabalho ou do trabalho para a casa; e as doenças ocupacionais, como tendinite, LER (Lesão por Esforço Repetitivo), DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), bursites e lombalgias, entre outros, desde que comprovadamente relacionadas ao trabalho.
De acordo com o médico do trabalho Dr. João Hobeika, as empresas devem ter uma equipe de profissionais de saúde que implanta medidas para minimizar os riscos de acidentes de trabalho, mas o papel do funcionário é fundamental no processo de segurança.
O trabalhador deve orientar a equipe e comunicar qualquer sintoma que esteja sentindo relacionado ao trabalho. “Para a gente poder otimizar as medidas de prevenção à saúde”, explica o médico, que também faz um alerta. “Use os EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual) que são extremamente necessários para assegurar a sua saúde”, afirma.