Uma em cada dez pessoas apresenta algum tipo de transtorno mental; ajuda profissional é fundamental para combater o problema
A saúde mental e emocional é tão importante quanto a saúde física. Para chamar a atenção para este assunto, foi criada a campanha Janeiro Branco – mês de conscientização da saúde mental. Em uma iniciativa que tem como objetivo alertar as pessoas sobre este problema, que atinge cerca de 10% da população, a SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas) elaborou um vídeo com dicas e orientações a respeito da saúde mental. O material pode ser conferido neste link.
O mês de janeiro e a cor branca não foram escolhidos por acaso para ilustrar esta campanha. Por ser o primeiro mês do ano, culturalmente, as pessoas tendem a pensar em suas vidas e a fazer novos planos. É como se tivessem uma página em branco para reescrever suas histórias, iniciar um novo ciclo, mudar hábitos e comportamentos.
De acordo com o coordenador do Departamento Científico de Psiquiatria da SMCC, Dr. Osmar Henrique Della Torre, o principal objetivo da campanha é incentivar as pessoas a procurarem ajuda quando não se sentirem bem, para que que sentimentos, como medo e vergonha, e estigmas sejam trabalhados. Ele destaca que, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), uma em cada dez pessoas apresenta algum tipo de transtorno mental. “A depressão e a ansiedade estão entre os principais problemas”, afirma.
Segundo o médico, quando a pessoa percebe dificuldades relacionadas a sentimentos e emoções deve conversar com alguém de confiança, realizar atividades físicas e ocupar o tempo com atividades que proporcionem prazer, como leitura e meditação. “Também é importante manter contato com amigos e familiares e evitar o consumo de álcool e drogas”, orienta. “Caso os sentimentos sejam mantidos ou intensificados, ou surjam ideias de morte ou suicídio, é importante procurar a ajuda de um profissional, que pode ser um psicólogo ou médico psiquiatra. A realização de psicoterapia e o uso de medicamentos psicofármacos podem ser necessários para o controle de sintomas e o pleno restabelecimento da saúde”, afirma.
Dr. Della Torre reforça que lidar com nossos sentimentos e emoções é um investimento em saúde mental, que trará também um bem-estar físico. “Nosso corpo precisa de um equilíbrio para ficarmos bem. Por isso, não podemos nunca nos esquecer de cuidar da saúde mental e ficar atentos aos sinais de alerta”, finaliza.