SMCC e instituições de saúde recebem Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Vinhedo

7 ago, 2021 | Notícias

Homenagem foi um reconhecimento à importância da Carta Aberta à População, divulgada em março

A Câmara Municipal de Vinhedo aprovou uma Moção de Aplausos para a SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas). A homenagem, proposta pela vereadora Inês da Saúde, é um reconhecimento de uma importante ação da Sociedade: a Carta Aberta à População, divulgada em março, em um dos piores momentos da pandemia, como apelo para que as pessoas cumprissem as medidas de prevenção à covid-19.

Na ocasião, além da SMCC, outros 18 serviços de saúde públicos e privados assinaram o documento, que foi resultado do empenho e do trabalho do Núcleo Médico Covid SMCC, que, dias antes, havia se reunido para discutir o colapso da saúde no XIX Fórum da SMCC.

“A Câmara Municipal de Vinhedo, Estado de São Paulo, apresenta, nos termos regimentais, a presente MOÇÃO DE APLAUSOS à Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, bem como aos parceiros que assinam em conjunto, pela CARTA ABERTA AOS MORADORES DE CAMPINAS E REGIÃO METROPOLITANA, , na qual enaltece o brilhante, dedicado e sério trabalho realizado pelos profissionais de Saúde e, também, reforça que cada um de nós temos a responsabilidade de também sermos heróis, como eles, e ajudarmos a reverter a situação, seguindo regras importantes, como: Use máscaras adequadas corretamente – Lave as mãos ou utilize álcool 70% corretamente – Evite ambientes com muitas pessoas e não provoque aglomerações – Mantenha isolamento se alguém no seu domicílio tiver covid-19 – Busque atendimento aos primeiros sintomas – Siga corretamente os protocolos  sanitários das instituições de saúde”, destaca a Moção.

Na justificativa, foi citada a grave situação vivida naquele momento. “Vivemos a pior fase da Pandemia em Vinhedo, na região, no Estado e no Brasil. Nossos profissionais de saúde estão cansados. O crescimento de novas internações é exponencial, ao mesmo tempo em que faltam leitos e insumos. Somente a ação individual é que pode mudar este cenário. A soma destas ações é decisiva para mudarmos este cenário, como bem é colocado na Carta”, reforça.

“Para nós, esta Moção de Aplausos é uma grande honra. Mas consideramos que ela não é apenas da SMCC. Nós fomos o canal, o representante de diversas instituições de saúde que fazem parte do Núcleo Médico Covid SMCC. Todas, juntas, protagonizaram o enfrentamento à pandemia desde o ano passado, inclusive em março de 2021, quando todos foram ao limite e ficaram à beira do colapso”, afirma o diretor comercial e de marketing da SMCC, Dr. Marcelo Amade Camargo. “Esta carta foi realmente um pedido de todas essas instituições, que estavam vivenciando limites estruturais e humanos naquele momento”, completa.

As outras instituições que compõem o Núcleo Médico Covid SMCC e assinaram o documento são: Hospital de Clínicas da Unicamp, Hospital e Maternidade Dr. Celso Pierro – Puc Campinas, Faculdade São Leopoldo Mandic, Grupo UniEduk (UNIMAX/UNIFAJ), Rede Mário Gatti, Vera Cruz Hospital, Vera Cruz Casa de Saúde, Hospital Centro Médico de Campinas, Hospital Maternidade de Campinas, Hospital e Maternidade Madre Theodora, Hospital Irmãos Penteado/Santa Casa de Campinas, Associação dos Day Hospital de Campinas, Hospital e Maternidade Santa Tereza, Hospital Unimed Campinas, Real Sociedade de Beneficência Portuguesa Campinas, Hospital e Maternidade Galileo – Valinhos, Hospital Municipal Walter Ferrari – Jaguariúna e Hospital Augusto Oliveira Camargo – Indaiatuba.

Notícias Recentes

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

No dia 17 de abril de 2024, nós fomos surpreendidos por uma decisão UNILATERAL do governo federal, que mudou drasticamente as regras da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica). Através do decreto 11.999, sem nenhum conhecimento ou consulta prévia feita às...

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This