SMCC dá dicas para evitar problemas de saúde nas crianças com o frio intenso

5 out, 2021 | Notícias

Estação mais fria do ano também é a mais preocupante do ponto de vista médico; prevenção é fundamental

O inverno é a estação mais preocupante para a saúde das crianças. O frio intenso, como registrado nesta semana, pode ser ainda mais prejudicial. Para ajudar os pais a trabalharem a prevenção e a ficarem atentos a alguns sinais, que precisam de atendimento médico, a pediatra Tania Quintella, do Departamento Científico de Pediatria da SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas), fez uma série de esclarecimentos a respeito do frio e das doenças mais comuns nessa época do ano, com dicas bem práticas proteger as crianças. Confira na entrevista a seguir:

Dra. Tania Quintella

1) Estamos registrando temperaturas muito baixas. Os pais devem redobrar os cuidados com as crianças para evitar problemas de saúde mais graves?

Sim, porque o frio desidrata as vias aéreas e, portanto, diminui as defesas locais. Também diminui a sensação de sede e, consequentemente, há uma redução na ingesta de água, que causa desidratação corporal, o que também diminui a imunidade natural. Além do exposto, no frio, há tendência a aglomeração em locais fechados e maior transmissão dos vírus respiratórios.

2) O inverno é a estação mais preocupante para a saúde das crianças?

Sim, porque o inverno é a estação dos vírus respiratórios e a criança é especialmente propensa a contrair viroses respiratórias. As doenças mais comuns nessa época são resfriados, amigdalites, laringites, gripes e quadros asmatiformes.

3) É possível prevenir essas doenças? De que forma?

Temos algumas providências a serem tomadas:

– Evitar ambientes fechados e aglomeração, como as creches, berçários e escolas. Em 2020, com a restrição dessas atividades, tivemos muito menos consultas no pronto-socorro e internações por bronquiolite, asma e pneumonia.

– Retirar chupetas e mamadeiras até 18 meses de idade. A chupeta predispõe a infecções de ouvido e a mamadeira, àa microaspiração de líquidos para as vias aéreas baixas, causando tosse persistente, laringites, broncoespasmo e agravamento de asma, além de pneumonias geralmente graves. 

– Fortalecer a imunidade das crianças, com alimentação saudável; sono noturno – fundamental, pois a criança só cresce no sono noturno. Atualmente é chocante a quantidade de crianças sofrendo Privação Crônica de Sono e também Sono Fragmentado com ou sem mamadas noturnas, prejudicando o processo de crescimento e predispondo a doenças de todo tipo. O tempo de sono noturno varia com a idade: bebês até 2 e 3 anos precisam de 12 horas; entre 3 e 6 anos, 11 horas; em idade escolar, de 6 a 10 anos, 10 horas; e adolescentes, 9 horas. Mas a taxa de Privação Crônica de Sono é enorme em todos esses grupos, e interfere na saúde física, na inteligência, na memória e no crescimento emocional.

4) Quando os pais devem ficar preocupados com a saúde dos filhos e procurar um médico/hospital?

Os pais devem preocupar-se e buscar ajuda do pediatra ou o pronto-socorro quando a criança apresentar sintomas e sinais de gravidade como:

– irritabilidade exagerada/choro inconsolável no bebê ou prostração/sonolência/desmaio na criança maior.

– palidez ou cianose (boca e unhas arroxeadas)

– falta de ar/dor no peito

– tosse intensa seguida ou não de vômitos

– dor abdominal, que não cede com analgésicos comuns, associada a vômitos.

5) Em casos de febre, como proceder?

Ah, eu tenho uma receita bem eficaz pra febre:

– 1º – Dar o antitérmico –  ibuprofeno é melhor na febre alta

– 2º – Hidratar com soro oral resfriado até urinar. A febre consome água corporal, precisa repor. Brinco dizendo que 60% da febre sai na urina.

– 3º – Banho prolongado ou toalha molhada na água do banho e enrolar na criança; aguardar a febre passar para a toalha

– 4º – Verificar o estado geral após controle da febre e hidratação. Se ficou bem, aguardar mais 24 horas. Se continuar prostrada, ir ao médico ou pronto-socorro.

6) Qual a diferença entre gripe, resfriado e covid? Como saber?

O resfriado é causado por vários vírus e é a infecção viral mais comum que a gente tem – e menos grave. Ele afeta só as vias aéreas superiores, principalmente, nariz e garganta. Existem mais de 200 vírus capazes de provocar um quadro como o do resfriado, que é de febre baixa ou até sem febre, a criança está em bom estado geral, está se alimentando, está animada, só está com o nariz entupido e pode espirrar também. Quando a gente examina, está com a gargantinha vermelha. É só isso. É claro que pode ser covid, pode, mas o único jeito de saber é fazendo o exame de detecção do vírus na secreção nasal, nasofaringe.

A gripe é diferente. É uma doença muito mais séria do que o resfriado. O vírus da influenza, que é o principal causador da gripe, é muito mais agressivo e dá uma diminuída na imunidade, então a gente pode ter outras doenças na sequência. Pode fazer infecções de ouvido, pode fazer pneumonia – e pneumonia pelo próprio vírus da influenza, como também pelo enfraquecimento da imunidade que a influenza provoca -, pode fazer infecção bacteriana por cima. A gripe tem sempre bastante sinais sistêmicos e nem tanto sinais respiratórios como no resfriado. A criança tem mal-estar, tem dor de cabeça, tem mialgia, que são dores pelo corpo, tem falta de apetite, uma prostração, fica assim meio acabadinha mesmo, de cama, muitas vezes. Então a gripe é muito mais séria, tanto para a criança quanto para o adulto. E, no idoso, ela é especialmente grave porque ela faz uma associação com a bactéria da pneumonia, que é o pneumococo.

7) Qual o recado para os pais que ainda não vacinaram as crianças contra a gripe, já que agora a vacinação foi aberta para todas as idades?

O recado aos pais que ainda não vacinaram contra a gripe é: vacinem o quanto antes, as pesquisas indicam que há certa proteção contra coronavírus.

Notícias Recentes

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

No dia 17 de abril de 2024, nós fomos surpreendidos por uma decisão UNILATERAL do governo federal, que mudou drasticamente as regras da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica). Através do decreto 11.999, sem nenhum conhecimento ou consulta prévia feita às...

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This