Seção Histórica da SMCC resgata o tema medicina ancestral do Egito

6 dez, 2018 | Notícias

Aconteceu na noite desta quarta-feira (05/12) uma Seção História da Medicina da SMCC. O tema foi “Medicina Ancestral – Egito Antigo”, organizado pela psiquiatra Dra Carmen Sylvia Ribeiro. A médica é mestre em Saude Mental pela FCM UNICAMP e Diretora de Eventos da Sociedade. A Seção teve um público diversificado para acompanhar a apresentação no terraço da entidade.

O espaço foi preparado para receber o grupo de mais de 20 pessoas com aromas do incenso e sabores do oriente. A experiência foi ampliada ao ser servido aos participantes um chá preparado pela própria palestrante à base de cravo, canela, cominho, gengibre e flor de hibiscus. “Foi um grande encontro de interessados nas raízes históricas de nossa profissão. A sensação foi de que nos transportamos no tempo para chegar um pouco mais perto de nossa ancestralidade nos processos de cura”,comentou a médica.

A ligação da psiquiatra com o tema vem de estudos feitos por ela na Escola Brasileira de Linguagem do Corpo. Naquela instituição, as leituras e experiências retratam a medicina que observa a repercussão dos transtornos emocionais sobre manifestações em somatização e doenças do corpo e indica uma medicina com raízes baseadas nesta medicina egípcia apresentada no encontro.

Interessante o detalhe da Seção ter acontecido também em forma de homenagem à memória do ex-presidente da SMCC, Dr. Alberto Zeitouni. O médico era egípcio, nascido em Alexandria e também psiquiatra. O espaço da SMCC onde o evento foi realizado leva seu nome.

A Psiquiatra Dra. Carmen Sylvia Ribeiro comentou sobre a Seção atender ao interesse de muitos participantes temas que não sejam apenas a atuação clínica do dia a dia. E explicou o recorte feito para o encontro, com o objetivo de valorizar a memória histórica da profissão.
“Resgatar na história a ancestralidade que vem originariamente do antigo Egito. Diferente do que tem se divulgado na Medicina, Hipócrates reproduziu e sistematizou um conhecimento que veio do Oriente. Imhotep era, de fato, o grande “pai” da medicina. Algumas especialidades médicas já eram exercidas naquela época como ortopedia, oftalmologia, ginecologia e saúde pública. Já tinham protocolos de atendimento muito bem estabelecidos”. Outro ponto importante tratado no encontro foi da percepção dos egípcios de que a intuição era fator fundamental para a prática curativa. A ativação do “olho de Hórus” ou pineal era recomendada como tratamento através das práticas de meditação como referência terapêutica.

Participantes

Entre os participantes estava o Engenheiro Civil, Ralfo Penteado.
“Eu sempre participo de eventos assim na UNICAMP e agora na SMCC. Recebo os convites pelo whatsapp e e-mail. É interessante saber que nem tudo é fruto desta ciência acadêmica da década de 20 para cá; mais medicamentosa. Mais interessante sobre a medicação homeopática para casos de distúrbios psicológicos como trauma, pânico e outras. Saindo um pouco da medicação que está em moda hoje em dia”.

A farmacêutica Márcia Beatriz Ferreira comentou que também veio por causa da divulgação da entidade sobre os eventos. “Eu costumo a frequentar bastante a Sociedade. Acompanho a programação pelo site e venho sempre. Acho muito interessante”.

A médica pediatra, Karina Fujimoto, ressaltou a curiosidade que o tema provocou. “Sempre procuro participar, acompanho o site da Sociedade. Sou da PUC e estimulo os residentes a virem participar. Este tema de hoje é diferente. Nunca tinha assistido esta aula com um tema tão diferente como este” .

A Seção História da Medicina da SMCC foi inaugurada neste ano e, segue em 2019 com nova programação. Acompanhe pelo site da SMCC.

[foogallery id=”1068″]

Notícias Recentes

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

No dia 17 de abril de 2024, nós fomos surpreendidos por uma decisão UNILATERAL do governo federal, que mudou drasticamente as regras da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica). Através do decreto 11.999, sem nenhum conhecimento ou consulta prévia feita às...

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This