Fisioterapia Oncológica foi tema do Grupo de Estudos de Cuidados Paliativos da SMCC

7 maio, 2019 | Notícias

O novo encontro do grupo de profissionais aconteceu no último dia 04/05 no auditório da SMCC. A palestra teve como tema “Fisioterapia Oncológica – Prática Baseada em Evidências”, com condução da Profa. Dra. Tania Tonezzer que é fisioterapeuta da Onco Movimento.

Reduzir os sintomas durante os tratamentos oncológicos é um desafio diário aos profissionais. O objetivo de dar maior qualidade de vida ao paciente pode esbarrar em vários fatores ligados as características desta área de atuação.

Em geral, os pacientes são submetidos a quimioterapia e outras terapias bastante agressivas ao organismo e, sofrem com as consequências físicas e emocionais; impactando na vida. Mesmo com as técnicas avançadas de tratamento, este ainda é um obstáculo a ser ultrapassado.

A fisioterapia tem importante papel para combater a fadiga, um dos sintomas mais angustiantes ao paciente e familiares pois interfere diretamente na sua independência. Outros sintomas também podem ser amenizados pela atuação da fisioterapia como a dor, náuseas e vômitos e dispneia. Usando técnicas habituais como o simples toque e massagens terapêuticas ou com o uso de aparelhos adequados; edemas e sintomas poderão ser controlados.

O Grupo de Estudos da SMCC acaba de realizar a II Jornada de Cuidados Paliativos. O evento com quase 300 participantes na PUC Campinas aconteceu em 30/03. O evento expandiu as participações com profissionais de várias áreas de atuação na saúde ou temas relacionados. Estiveram presentes para as palestras assistentes sociais, enfermeiras, psicólogos, fonoaudióloga, fisioterapeuta, nutricionista, terapeuta ocupacional e até um Juiz de Direito.

Os próximos encontros acontecerão dias:

  • 29/06
  • 17/08
  • 19/10
  • 14/12

Notícias Recentes

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

No dia 17 de abril de 2024, nós fomos surpreendidos por uma decisão UNILATERAL do governo federal, que mudou drasticamente as regras da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica). Através do decreto 11.999, sem nenhum conhecimento ou consulta prévia feita às...

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This