Evento de Atendimento Pré Hospitalar da SMCC tem inscrições esgotadas e, são prorrogadas

12 fev, 2019 | Notícias

A alta procura pelo Primeiro Encontro da série inédita de Atendimento Pré-Hospitalar da SMCC fez com que as inscrições do evento fossem prorrogadas até a hora de início nesta quinta-feira, dia 14/02, às 19h30. O limite de inscritos era de 100 pessoas, mas as novas vagas continuam limitadas.

O evento com foco no atendimento às vítimas de trauma é uma realização do Departamento de Trauma da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) em parceria com as equipes do Grupo de Resgate GRAU, SAMU, Corpo de Bombeiros, Águia e concessionárias de rodovias.

Em um cenário de atendimento pré-hospitalar, todos os traumas de alto impacto podem apresentar trauma torácico fechado; tema central do primeiro encontro. Há também os traumas penetrantes como ferimentos por arma branca, como facadas e tiros e alguns por instrumentos poucos convencionais como lanças ou madeiras.

Segundo o médico Cirurgião do Trauma e Coordenador do Departamento da SMCC, Dr. Thiago Calderan, o atendimento inicial é fundamental. “A primeira abordagem é muito importante para reconhecer situações que possam comprometer a vida do paciente se não forem adotadas medidas imediatas”. Existem dúvidas recorrentes no APH do Trauma do tórax que serão desenvolvidas no 1º encontro, como a indicação da drenagem de tórax no APH, punção torácica descompressiva (quando, como e quem deve fazer?) e indicação e como fazer o curativo “três pontas”.

Como serão os encontros

Os encontros permanentes terão periodicidade de dois meses e não devem ser fixados em um dia ou data do mês para atender a todos os profissionais que trabalham em esquema de plantão. Os eventos serão organizados por aulas de 20 minutos de duração com a discussão posterior de um caso clínico e debate.

SERVIÇO
1º Encontro DE 14/02/19
Horário: 19h30 às 20h30
Local SMCC Rua Delfino Cintra, 63 Centro Campinas
Evento gratuito – Aberto ao público
Inscrições smcc.com.br
Informações (19) 32312811

Notícias Recentes

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

No dia 17 de abril de 2024, nós fomos surpreendidos por uma decisão UNILATERAL do governo federal, que mudou drasticamente as regras da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica). Através do decreto 11.999, sem nenhum conhecimento ou consulta prévia feita às...

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This