Confira as edições de 2018 da Revista MedicAção da SMCC

14 dez, 2018 | Notícias

Neste ano de 2018 a Revista MedicAção da SMCC estreou nova linha editorial e ganhou número maior de páginas, são 28 agora. As edições tiveram como capa entrevistas exclusivas personalidades de Campinas e fora da cidade, além da edição com a Campanha Maio Amarelo que teve participação inédita da SMCC. Houve também coberturas especiais como os Prêmios Paes Leme e Prêmios Científicos, Feira de Especialidades e o surgimento de novos eventos.

Os artigos ganharam outro olhar com dimensão política e analítica com a fala da presidente da SMCC, Dra. Fátima Bastos, representando a entidade e a diretoria emitindo opinião sobre fatos e posicionamentos. Houve um olhar mais científico tendo análises sobre novos temas debatidos na medicina, orientações das novidades ou instruções jurídicas pelo Departamento Jurídico e de Defesa Profissional.

Os artigos também estão trazendo maior foco para a abordagem da evidência científica e uma nova necessidade de reflexão sobre o tema, além do factual com temas de doenças, tratamentos ou ações em saúde que estão gerando polêmicas ou precisam de orientação para população e médicos. Os artigos estão sendo escritos por médicos convidados e outros colunistas fixos.

A publicação também reforçou a divulgação dos eventos da entidade, agendas, classificados, clube de benefícios, com espaços exclusivos para divulgar os colaboradores da entidade, as realizações do Departamento Acadêmico e da 5° Distrital da APM. A revista tem página reservada somente para as ações, novidades ou eventos do Clube de Campo. Além, da página Memórias com recortes da história da entidade e parceiros. A coluna SMCC na Mídia tem divulgado a participação dos médicos em entrevistas e coberturas da imprensa. Já a página Enoturismo tem muito aroma e sabor com a parceria da SMCC com a Sociedade Brasileira de Sommeliers.

 

A edição de Janeiro/Fevereiro 2018 trouxe na capa a presidente do Hospital Boldrini, Dra Silvia Brandalise que fez uma declaração nova sobre a polêmica envolvendo os medicamentos usados contra o câncer pelo governo federal. Segundo ela, um caso semelhante ao ocorrido com o ex ministro da saúde já teria acontecido há pelo menos 30 anos. A edição trouxe o primeiro editorial da nova presidente da SMCC, Dra. Fátima Bastos. Além da inauguração da nova cozinha do Clube de Campo.

 

 

A edição Março/Abril 2018 trouxe a Reportagem Especial sobre “As estatísticas do trânsito – o impacto bilionário no Sistema de Saúde e quem são as vítimas fatais”. A matéria foi preparada especialmente para o Movimento Maio Amarelo em que a SMCC entrou como uma das realizadoras da campanha pela primeira vez. O novo presidente da Cooperativa Unimed Campinas, Dr. João Lian Jr., foi entrevistado sobre cooperativismo, honorários médicos, parcerias com a SMCC e futuro dos planos de saúde. A publicação também deu destaque para o sucesso da II Feira de Especialidades para Acadêmicos, e a participação da SMCC no 11° Congresso Paulista de Ensino Médico. Foram divulgados os nomes escolhidos para o Prêmio Paes Leme 2018.

 

O Chef Felipe Bronze surpreendeu na capa da edição Maio/Junho 2018. Ele falou com a Revista MedicAção sobre a história de transição dele e o uso de conhecimento científico na cozinha. A publicação destacou as premiações acadêmica, científica e para os Jubilados; além do Prêmio Paes Leme 2018, realizados no Clube de Campo. A noite de prêmios foi feita pela primeira vez nas novas instalações do Casarão.

 

 

 

Diante dos debates políticos para uma nova forma de gerir a saúde e as dificuldades enfrentadas pelos médicos, a Revista MedicAção entrou para o debate com a capa da edição Julho/Agosto. A entrevista foi com o secretário de saúde de Campinas, Dr. Carmino de Souza. O médico respondeu perguntas sobre honorários médicos, estrangeiros na Rede, violência contra os profissionais e a estrutura das unidades de saúde. A reportagem em destaque abordou a criação do Comitê de Segurança do Paciente e o lançamento de cursos de capacitação e qualificação, além de acreditação pela SMCC.

 

 

A mais recente edição da Revista MedicAção da (Setembro/Novembro 2018) teve entrevista com o Padre Haroldo que chega aos 100 anos em fevereiro. O missionário fez recente aparição após meses afastado por problemas de saúde. E, em uma reportagem especial, a cobertura da campanha de prevenção ao suicídio da SMCC que entrou para o calendário municipal de Campinas. No Destaque da Edição, o Encontro que reuniu mais de 40 jornalistas na SMCC. A SMCC também foi atuante ao participar e apoiar os Congressos médicos COMASP e COMAU. No Clube de Campo, foi inaugurada a trilha e jardim sensorial.

 

 

Notícias Recentes

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

No dia 17 de abril de 2024, nós fomos surpreendidos por uma decisão UNILATERAL do governo federal, que mudou drasticamente as regras da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica). Através do decreto 11.999, sem nenhum conhecimento ou consulta prévia feita às...

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This