Como todos podem fazer prevenção ao suicídio é um dos temas do Comitê da SMCC dia 07/05

2 maio, 2019 | Notícias

O II Encontro do Comitê Permanente de Prevenção ao Suicídio da SMCC acontece na próxima terça-feria, dia 07/05, a partir das 18h30, na sede da entidade.

O Departamento de Psiquiatria da Sociedade de Medicina preparou dois temas de palestras para o dia. Um deles é o trabalho do Centro de Valorização da Vida, o CVV. A palestrante será a coordenadora da Comissão Nacional de Divulgação, Adriana Rizzo.

O grupo com 57 anos de atividade tem, no Brasil, três mil voluntários. Realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária e gratuita pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

“Vamos falar como cada um de nós podemos ajudar alguém que passa por uma dificuldade emocional. Todos podem fazer o trabalho de prevenção. Basta, conversar, doar atenção e estar disponível para que possam ter este apoio”, comentou a palestrante.

O CVV tem cursos, palestras e treinamentos para inserir voluntários ao trabalho em Campinas.

O Encontro ainda terá a palestra sobre os “Primeiros Socorros Psicológicos: como ajudar pessoas em crise”, seguindo o Protocolo Psychological First Aid (PSP) com a Psicóloga Prof. Dra. Ticiana Paiva, mestre e doutora em Psicologia pela PUC Campinas, professora da UNISAL.

A iniciativa faz parte de uma série de ações de prevenção protagonizadas pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas em setembro de 2018. A partir da campanha um Comitê foi criado e as atividades expandidas. O primeiro evento foi sucesso de público e teve a presença do psiquiatra Neury Botega.

 

Notícias Recentes

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

No dia 17 de abril de 2024, nós fomos surpreendidos por uma decisão UNILATERAL do governo federal, que mudou drasticamente as regras da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica). Através do decreto 11.999, sem nenhum conhecimento ou consulta prévia feita às...

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This