A Campanha deste ano contará novamente com a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) entre os realizadores principais.
As orientações e atividades com informações e ações para a prevenção de acidentes e o Simulado de Atendimento a Múltiplas Vítimas contarão com a organização do Comitê de Cirurgia do Trauma da SMCC, EMDEC e Secretaria de Transportes de Campinas, em parceria com a disciplina de cirurgia do Trauma da Unicamp, SAMU, Corpo de Bombeiros, Concessionária Rota das Bandeiras, Grupo de Resgate GRAU e Guarda Municipal e apoio da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado , a SBAIT.
Inicialmente o tema da Campanha deve levar a seguinte frase: “Desacelere! Viva mais! ”. O objetivo é passar à população uma mensagem de alerta sobre a vida corrida, o estresse e as consequências desses comportamentos no trânsito que podem gerar ocorrências fatais.
“É imprescindível a reunião e a união dos profissionais que atuam nas diversas frentes de atendimento ao traumatizado. Principalmente, em um evento em que todos os serviços buscam diminuir o número de traumas com a prevenção. Uma vez que estarão unidos em casos reais”, comentou o Membro do Comitê Científico de Cirurgia do Trauma da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), Dr. Thiago Calderan.
O Simulado
Para a campanha deste ano, está previsto um Simulado de Atendimento de Múltiplas Vítimas para o dia 14 de maio, às 20h. O cenário será o Viaduto Laurão.
No cenário simulado, uma Kombi com passageiros caíra do viaduto causando múltiplas vítimas ao atingir uma motocicleta. A área será bloqueada para a realização do Simulado e a população avisada com antecedência.
Os profissionais envolvidos no resgate irão trabalhar como em uma situação real de atendimento, usando os protocolos de atendimento à múltiplas vítimas.
“Durante o mês de maio diversas ações ocorrerão com o objetivo de chamar a atenção da população sobre os diversos eventos traumáticos. Como podemos diminuir e prevenir. O Simulado é mais uma destas ações que pelo vulto e proporção que cria fazem a população enxergar o mote `Desacelera! Viva mais´ como uma das realidades que precisamos modificar”, concluiu Dr. Calderan.
Matérias relacionadas
Ação Salvando Vidas aborda mais de 5 mil pessoas no Largo do Rosário
Simulado com múltiplas vítimas apoiado pela SMCC é notícia na imprensa