Comitê de Cirurgia do Trauma da SMCC participa de 1° reunião técnica do Maio Amarelo

22 fev, 2019 | Notícias

A Campanha deste ano contará novamente com a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) entre os realizadores principais.

As orientações e atividades com informações e ações para a prevenção de acidentes e o Simulado de Atendimento a Múltiplas Vítimas contarão com a organização do Comitê de Cirurgia do Trauma da SMCC, EMDEC e Secretaria de Transportes de Campinas, em parceria com a disciplina de cirurgia do Trauma da Unicamp, SAMU, Corpo de Bombeiros, Concessionária Rota das Bandeiras, Grupo de Resgate GRAU e Guarda Municipal e apoio da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado , a SBAIT.

Inicialmente o tema da Campanha deve levar a seguinte frase: “Desacelere! Viva mais! ”. O objetivo é passar à população uma mensagem de alerta sobre a vida corrida, o estresse e as consequências desses comportamentos no trânsito que podem gerar ocorrências fatais.

“É imprescindível a reunião e a união dos profissionais que atuam nas diversas frentes de atendimento ao traumatizado. Principalmente, em um evento em que todos os serviços buscam diminuir o número de traumas com a prevenção. Uma vez que estarão unidos em casos reais”, comentou o Membro do Comitê Científico de Cirurgia do Trauma da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), Dr. Thiago Calderan.

O Simulado

Para a campanha deste ano, está previsto um Simulado de Atendimento de Múltiplas Vítimas para o dia 14 de maio, às 20h. O cenário será o Viaduto Laurão.

No cenário simulado, uma Kombi com passageiros caíra do viaduto causando múltiplas vítimas ao atingir uma motocicleta. A área será bloqueada para a realização do Simulado e a população avisada com antecedência.

Os profissionais envolvidos no resgate irão trabalhar como em uma situação real de atendimento, usando os protocolos de atendimento à múltiplas vítimas.

“Durante o mês de maio diversas ações ocorrerão com o objetivo de chamar a atenção da população sobre os diversos eventos traumáticos. Como podemos diminuir e prevenir. O Simulado é mais uma destas ações que pelo vulto e proporção que cria fazem a população enxergar o mote `Desacelera! Viva mais´ como uma das realidades que precisamos modificar”, concluiu Dr. Calderan.

 

Matérias relacionadas

Ação Salvando Vidas aborda mais de 5 mil pessoas no Largo do Rosário

Simulado com múltiplas vítimas apoiado pela SMCC é notícia na imprensa

Notícias Recentes

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

No dia 17 de abril de 2024, nós fomos surpreendidos por uma decisão UNILATERAL do governo federal, que mudou drasticamente as regras da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica). Através do decreto 11.999, sem nenhum conhecimento ou consulta prévia feita às...

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This