MÉDICOS NAS MÍDIAS DIGITAIS: CIRURGIÕES PLÁSTICOS E DERMATOLOGISTAS ESTÃO ENTRE OS CASOS DE INFRAÇÕES MAIS FREQUENTES

27 abr, 2018 | Notícias


O Encontro “Uso das Mídias Digitais na Área Médica” realizado nesta quinta-feira, 26/04, foi sucesso de público no auditório da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC). Foram mais de 60 participantes. A parceria da SMCC com o Conselho Regional de Medicina (CRM) e a Comissão da Saúde da OAB Campinas trouxe médicos, advogados e profissionais da área de saúde para o debate sobre sigilo profissional e as infrações éticas e legais do mau uso do WhatsApp, Facebook, Instagram e outras mídias. 

 A  Presidente da SMCC, Dra. Fátima Bastos, comentou sobre a preocupação da Casa dos Médicos em promover o encontro. “O papel da SMCC é fundamental! Os jovens médicos já nasceram e estão vivendo com o celular na mão. Precisamos ter cuidados éticos ao utilizar as mídias digitais. Nós estamos aqui para explicar o que é ético e o que não é. Mostrar atitudes que podem trazer problemas junto ao CRM. Nosso papel é de educador”. 

Entre os casos mais comuns que chegam para a Delegada do CRM, Dra. Marisa Broglio, estão postagens ou compartilhamentos feitos por Cirurgiões Plásticos e Dermatologistas. “Recebemos denúncias vindas de pacientes, denúncias anônimas e até de colegas médicos ou empresários de clínicas concorrentes. Nem todo questionamento é reclamação, mas uma quebra no relacionamento já é motivo. São mais frequentes os casos de publicidade envolvendo os médicos mais jovens das áreas de cirurgia plástica e dermatologia, mas acontecem também em ginecologia”. 

O CRM também promove campanhas para educar e informar os médicos. O Conselho esclarece que antes de encaminhar processos envolvendo publicidade irregular realiza oitivas para comprovar as denúncias. 

Legislação e Publicidade Médica 

Da Comissão de Direito da Saúde da OAB Campinas, Dr. Idalvo Camargo de Matos Filho diz que com a febre do uso das mídias poucos sabem de fato usar as ferramentas e que a legislação é muito clara sobre a conduta. Falta é conhecimento. “Eu não diria que os mais jovens ou mais velhos têm mais ou menos problemas. Acho que falta conhecimento das ferramentas mesmo e da própria lei. Os mais jovens tem mais familiaridade com as mídias. Ainda assim é uma questão de primar pela ética médica”.

 O Presidente da Comissão de Direito Digital/Eletrônico da OAB-Campinas, Dr. Carlos Alberto Casanova Campos diz não ter estatísticas sobre casos, mas ressaltou que os processos tem aumentado. “A infração ética tem aumentado em todas as áreas, a questão é que tem algumas profissões como a área médica e do direito em que as regulamentações para mídias ou publicidade restringem o uso. Mas, muitos profissionais tem tido bom senso. Acredito que um bom trabalho como o de hoje serve como uma Educação Digital, entre aspas, ajuda na conscientização”. 


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