Nesta terça-feira (17/03), estiveram reunidos na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC – Rua Delfino Cintra, 63 – Centro) diversas autoridades de Saúde como Vigilância em Saúde e Departamento Regional de Saúde, incluindo o Secretário de Saúde de Campinas, Dr. Carmino de Sousa, representantes de Hospitais, Universidades, Operadoras de Saúde e entidades médicas, como o CREMESP e SMCC, para alinhamento e execução prática do Plano de Enfrentamento ao Coronavírus em Campinas, com assessoria de médicos especialistas no assunto.
A iniciativa da criação deste núcleo de coordenação partiu da SMCC e visa auxiliar médicos e profissionais de saúde (que prestam a assistência), representante dos hospitais e operadoras de saúde públicos e privados (que administram leitos e recursos) e o poder público a centralizar as informações, orientações e até mesmo estratégias de gerenciamento de leitos para o atendimento da população.
O local será usado durante as próximas semanas pelos membros do núcleo de coordenação e de uma força-tarefa de profissionais da Saúde para atualizações e capacitações sobre a pandemia e monitorar o andamento do Plano de Enfrentamento.
De acordo com Dr. Marcelo Amade Camargo, Diretor de Comunicação e Comercial da SMCC, “a iniciativa resgata o papel histórico da entidade no combate a doenças que ameaçam nossa população, transformando-a mais uma vez no ponto de encontro entre os principais agentes: quem administra os recursos e equipamentos de saúde (hospitais públicos e privados), quem administra os atendimentos (os gestores públicos e dos planos de saúde privado) e quem presta assistência (os médicos e profissionais de saúde). Todos estes, sob o mesmo teto, com o único objetivo de atender e proteger nossa população”.
O papel histórico da SMCC junto ao enfrentamento de epidemias
A SMCC, através de seus médicos fundadores, foi atuante no combate às epidemias desde o início do século 19. A entidade foi fundada em 1925, em meio ao combate as epidemias de febre amarela (final século 19) e gripe espanhola (início da década de 20), que assolaram Campinas. Na ocasião, foi na SMCC que as discussões científicas e os esforços foram concentrados, culminando no fim das epidemias na cidade.
Ao longo de sua história, a SMCC sempre foi o palco para as grandes discussões e movimentos na saúde, até mesmo em nível nacional. Foi dentro da SMCC que nasceram a Unimed Campinas, a UNICAMP e muitos outros projetos.
Carinhosamente chamada de “A Casa dos Médicos de Campinas”, a entidade hoje reúne mais de 3.000 médicos associados em nossa região e sempre fomentou as atividades científicas e de atualização entre as mais variadas especialidades médicas.
Representantes presentes:
- SMCC
- Secretaria de Saúde Campinas
- Faculdade de Medicina SLMandic
- FCM Unicamp
- FCM Pucc
- Rede Mário Gatti
- UNIMED Campinas
- Associação dos Day Hospital Campinas e Região
- Associação Paulista de Medicina – 5º Distrital
- CREMESP – Delegacia de Campinas
Confira (clique) AQUI o documento produzido pelo Núcleo Médico de Enfrentamento ao Coronavírus