Nesta quinta-feira (25/06) a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) lança a Campanha “Médicos Unidos no Combate aos Abusos de Preços em EPI’s e Medicamentos”.
Através do Departamento Jurídico da SMCC, estão sendo recolhidos cópias de documentos que comprovem os abusos nos preços de EPI’s e medicamentos como notas fiscais, orçamentos e outros comprovantes de médicos, clínicas e hospitais.
O objetivo é organizar uma denúncia formal ao Ministério Público (MP) a respeito das irregularidades e prover documentos para investigação.
O próprio Departamento Jurídico da SMCC cuidará do conteúdo e dará o respaldo jurídico necessário para a ação.
A iniciativa veio após os relatos trazidos por associados e médicos participantes dos Fóruns da SMCC sobre Covid-19 , que vem sendo realizados semanalmente (quintas-feiras – 19h) há mais de um mês.
O vice-presidente da SMCC e presidente da Associação dos Day Hospital de Campinas, Dr. José Roberto Amade, chamou a atenção para o crescente problema de preços abusivos de medicamentos e equipamentos de proteção individual (EPI). Para Dr. Amade, é preciso agora a intervenção do Ministério Público e, se possível até via GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) para deter superfaturamento dos valores dos equipamentos de proteção e insumos para a área da saúde.
“Os custos dos equipamentos e insumos estão muito altos. Estão até 1.500% mais caros. O que está impactando muito! A SMCC já vem ressaltando desde os primeiros Fóruns que os abusos infelizmente existem. Acho que o Ministério Público tem que entrar nisso para nos ajudar”.
Para contribuir com a Ação que será encaminhada ao Ministério Público via SMCC, o médico deve enviar cópias que possam comprovar abusos, como por ex: notas fiscais de compras de antes e depois da pandemia de um mesmo fornecedor.
Os documentos podem ser entregues na SMCC ou enviados por e-mail para o Departamento Jurídico da entidade através do [email protected].
Junte-se a nós no combate à aproveitadores inescrupulosos.
Outras informações (19) 3231-2811 / DEJUR SMCC: 99230-5539.