SMCC completa 95 anos

30 nov, 2020 | Notícias

Dentro da trajetória de 95 anos da SMCC, completados no dia 01 de dezembro, alguns momentos foram emblemáticos como a mobilização para a criação da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, da Unimed Campinas, assim como participantes das reuniões da entidade foram as figuras ilustres por trás do planejamento e organização de instituições importantes como Hospital Vera Cruz, Casa de Saúde, Irmãos Penteado, Beneficência Portuguesa e Hospital da PUC. Até mesmo a 1a Assembleia Extraordinária da Sociedade Hípica de Campinas, a de sua fundação, foi realizada na então terceira sede da SMCC, em 21/12/1948.

Nos anos 70, 80 e 90 observou-se vários movimentos crescentes pela geração de conhecimento e capacitação através de Departamentos Científicos na entidade, pela defesa e valorização profissional e uma grande reestruturação para modernizar os serviços na última década e resgatar os valores associativos na classe médica.

Desde o primeiro encontro de um grupo que se reuniu no ano de 1925 após o enfrentamento de uma epidemia avassaladora que foi a da Febre Amarela, que quase dizimou o município, até os dias atuais.

Em 2020, o mundo se vê diante de uma pandemia sem precedentes (Covid-19) e a SMCC, inspirada pelos heróis do passado, encarou com coragem o desafio, estimulada pela vocação inata de gerar conhecimento e bases para as políticas de enfrentamento aos gargalos da saúde pública.



Ferramenta de imagem

Notícias Recentes

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

No dia 17 de abril de 2024, nós fomos surpreendidos por uma decisão UNILATERAL do governo federal, que mudou drasticamente as regras da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica). Através do decreto 11.999, sem nenhum conhecimento ou consulta prévia feita às...

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This