SMCC recorre a Prefeito para estender mudança do ISSQN aos médicos de Campinas

20 fev, 2020 | Notícias


A Diretoria da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) protocolou nesta semana documento de pedido ao Prefeito de Campinas, Jonas Donizete, para estender aos médicos do município a mudança da alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) de 5% para 2% de forma a atender o princípio de isonomia e contribuir para a saúde financeira dos profissionais e, por consequência os serviços à população.

O benefício da redução do ISSQN foi anunciado pelo prefeito em favor de um grande grupo privado que pretende construir novos equipamentos de saúde no município (Rede D’Or).

A entidade aproveitou para reconhecer a iniciativa, entendendo ser um passo importante para ampliar e melhorar os serviços de saúde da cidade.

O desconto extensivo para toda a área médica e hospitalar por 10 anos foi proposto pela SMCC baseado na premissa da isonomia no tratamento do governo municipal a toda uma classe profissional, e não apenas a um grupo privado e garantiria novas iniciativas para melhoria do atendimento a comunidade.

A SMCC, a Casa do Médico de Campinas, tem lutado de maneira incansável nos últimos anos por este desconto que hoje onera toda a categoria profissional.

A SMCC formalizou pedidos e manifestos contra o reajuste de dois para cinco por cento sobre o imposto e que atinge os médicos, desde março de 2018. 

A Diretoria da SMCC já se reuniu anteriormente com o Secretário de Finanças de Campinas, Sr. Tarcísio Cintra, o que resultou na criação de uma comissão de estudos em que a SMCC e o Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (SINDHOSP) revelaram, através de levantamentos, porque pleiteiam que a alíquota para os médicos retorne ao percentual anterior. 

A presidente da SMCC, Dra. Fátima Bastos, explica que, diferente de outros profissionais liberais, o médico está sendo muito mais onerado com a medida. O motivo está no fato de que o médico paga tributação pela atividade e também pelos insumos que usa como, por exemplo, materiais (gaze, curativos), raio-x, gessos, kits para laboratórios e equipamentos que são tributados junto com os honorários.

Já houve também uma reunião com a presença do Secretário de Saúde de Campinas, Dr. Carmino de Souza que se comprometeu em levar adiante a reflexão sobre o tema.

“O aumento do imposto impacta muito na vida do médico porque ele não tem como repassar. Esse custo não há como passar para nenhum convênio. A consulta não muda de valor e os contratos já estão prontos uma vez que são feitos anualmente. Sem poder repassar, os médicos terão que arcar e poderão precisar demitir funcionários e resultar em desemprego”, comentou a presidente da SMCC, Dra Fátima Bastos, que tenta evitar a consequência do aumento nos impostos.

Ler documento na íntegra AQUI

Notícias Recentes

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

No dia 17 de abril de 2024, nós fomos surpreendidos por uma decisão UNILATERAL do governo federal, que mudou drasticamente as regras da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica). Através do decreto 11.999, sem nenhum conhecimento ou consulta prévia feita às...

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This